Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marli Pinto Merelo
Por: Museu da Pessoa,

Texto coletivo da depoente Marli Pinto Merelo

Esta história contém:

Nós alunos do 2º ano C - Ciclo II da EMEB Dr. José Ferraz de Magalhães Castro , entrevistamos a depoente Marli, no dia 30 de setembro de 2007, pois a mesma é moradora do bairro Vila Rosa, desde quando tinha 04 anos de idade. Hoje com 52 anos é aposentada.

Ela nos contou um pouco de suas memórias, como era a escola, o bairro e suas transformações.

Antigamente a escola se chamava "Escola Municipal Vila Rosa". Havia três salas de madeira, não existia banheiro, as crianças iam até suas casas, pois moravam perto. Quanto ao lanche, merenda escolar, não havia, as crianças traziam seus lanches de casa, colocavam um guardanapo em cima da carteira e lanchavam.

Aos 06 anos de idade, iniciou sua escolaridade. Ela nos disse que não esquece o seu primeiro dia de aula, a ansiedade era tamanha... Contou-nos também que lembra da sua primeira professora, que se chamava Hercilia Padilha. A mãe dela era atriz de novela de rádio e fazia um papel de uma velha fofoqueira. Daí o nome " Maroca", expressão que usamos tanto hoje para nos referimos às pessoas fofoqueiras.

Era obrigatório o uso do uniforme, uma saia azul, blusa branca e gravata com fitinha que representava a série que estudavam, também tinham que cantar o Hino da escola todos os dias.

Na época que estudava não conhecia nenhum castigo, o maior medo deles era ir ao dentista, ele atendia três vezes por semana.

Trabalhou nessa escola muito tempo como merendeira. Posteriomente, deu continuidade aos seus estudos e se formou em pedagogia, começou atuar como professora e foi trabalhar em outras escolas.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Texto coletivo da depoente Marli Pinto Merelo
Local de produção: Emeb Doutor José Ferraz De Magalhães Castro
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Marli Pinto Merelo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

E.M.E.I.E.F. Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio
Texto

E.M.E.I.E.F. Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio 4º série B Prof. Elizabete

E.M.E.I.E.F. Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio
Nosso depoente
Texto

Yuri Barbosa

Nosso depoente
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.