Em seu depoimento ao Museu da Pessoa, Margarida, ou Maggy como gosta de ser chamada, relembra sua infância em Juiz de Fora, os passeios a cavalo na Fazenda da Floresta, as idas com o pai à Fábrica de Tecidos São João Evangelista e as lições que aprendeu com as tias maternas. Descreve a casa em que morou na Rua Braz Bernardino e o sobrado da avó materna, na Av. Rio Branco. Conta como começou o namoro com Armando e como após um rápido noivado, casou-se e foi morar no Rio de Janeiro. A adaptação ao Rio de Janeiro, o nascimento dos quatro filhos e o retorno à Juiz de Fora são relatados por ela, sempre com alegria e desenvoltura. Finaliza falando sobre a morte do marido, de câncer e como conseguiu realizar o seu sonho de voltar a morar em Juiz de Fora, na casa em que ela e o marido construíram em um terreno herdado do pai, na Fazenda da Floresta.

Meu nome é Margarida Maria Assis de Oliveira Ferraz, eu nasci em Juiz de Fora, no dia 21 de agosto de 1935. Meu pai chamava-se Theodorico Álvares de Assis e minha mãe, Margarida Maria Monteiro de Assis. Os dois eram aqui de Juiz de Fora. Meu pai era industrial, trabalhava na Fábrica de Tec...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra