Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 31 de dezembro de 2020

Tempo do exército – II GM

Esta história contém:

Tempo do exército – II GM

Quando eu saí do seminário e voltei pra casa, nós passamos logo pra Salvador. Eu já tinha conhecimento da cidade e me empreguei numa empresa logo. No tempo da guerra, eu fui chamado para a guerra, fui soldado (...) O exército me convocou. Naquele tempo, toda a cidade do interior eles mandavam um escrivão de cartório mandar uma lista daqueles rapazes que já estava com a idade (...) Foi no ano de 40 (...) Ai eu fui convocado em setembro. Em 42 eles mandaram buscar a gente. Aí chegamos aqui [Salvador], eu ia sempre na Piedade, ia para Serrinha e seguia para Piedade. Mas não fiquei mais porque trabalhando na cidade o salário era ruim e eu deixei o emprego para entrar no exército. Minha mãe chorava dia e noite com medo. (...) Ai, poucos meses do exército, eu já estava meio treinado, houve uma convocação para a guerra. Foram tantos conhecidos meus, conhecidos e parentes, inclusive um irmão do dona dessa casa aqui, só que na época ele morava em Sergipe (...) E ele foi, esse João foi, depois de uns 2 meses que eles foram, houve outra convocação de mil homens, mil soldados, cada quartel mandava mil. Aí eu estava no meio. Aí quando chegamos no posto, um navio também já tinha saído para ir para a guerra e nós estávamos esperando outro navio pra nos levar. O nosso navio demorou para chegar, ai foi a nossa sorte. Chegou um boletim do Rio que disse que dispensasse provisoriamente o contingente que ia viajar. Ai, quando no porto anunciou, naquele tempo não tinha autofalante, a corneta do exército é que tocava. Quando tocava, alguma coisa acontecia (...) Aí tocou a corneta e falaram lá no microfone de boca: "- Atenção senhores soldados, do contingente tal, de número tal, estão dispensados temporariamente". E todo mundo pulava, foi um carnaval! (risos) Aí fomos embora. Ai voltamos pro quartel. (...) Finalizando um pouco a história, nós fomos para o quartel todo mundo, cada qual tinha a sua cama. Eu tinha uma manta e essa manta era a mesma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios