Semayat aprendeu, desde cedo, que sua condição de mulher negra e moradora da periferia, exigia enorme capacidade de resistência e uma luta constante em busca e na manutenção de seus direitos. Luta contra o racismo, o machismo, o mandonismo, transformou desafios em conquistas e realizações. Venceu e continua vencendo obstáculos, humilhações, violência, preconceitos e cresceu intelectual, profissional e socialmente, junto com a sua família e amigos. Relata as incríveis dificuldades, enfrentadas e vencidas com bravura, para vencer os primeiros anos escolares de uma educação pública sem qualidade; da transição, via cursinho, para a faculdade; dos desafios de uma graduação prejudicada pelo acúmulo de deficiências educacionais. Vem cumprindo muito mais do que uma caminhada; empreende a trajetória de resistência, heroísmo, persistência e alma guerreira, como a força de seu próprio nome africano, de origem etíope, que lhe permite sentir-se próxima de seus anseios, seus objetivos, sua missão, seus compromissos. Enfrenta a realidade focada em um sonho: trabalhar naquilo com que mais se identifica, sem a preocupação de sobrevivência diária.

Projeto Conte a Sua História Depoimento de Semayat Silva e Oliveira Entrevistada por Eduardo Barros São Paulo, 24/02/2016 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: PCSH_HV524 Transcrito por Claudia Lucena Revisado por Luiza Gallo Favareto P/1 – Semayat, primeiramente obrigado por parti...Continuar leitura

Título: Tem tanta luta na minha história

Data: 24/02/2016

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo