Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 15 de fevereiro de 2006

Tartaruga marinha, a embaixadora do mar

Esta história contém:

Tartaruga marinha, a embaixadora do mar
fechar

Projeto TAMAR

Foto de Neca (apelido de Maria Angela) com tartaruga marinha na praia e José Renato de Oliveira Nascimento (conhecido como Zé Carrasco) em coleta de dados das medidas da carapaça de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata (Tartaruga de pente), durante a temporada reprodutiva. O trabalho de campo do Projeto TAMAR é uma das ferramentas utilizadas para estudos destes animais. O banco de dados reprodutivos do TAMAR foi instituído desde a criação do projeto e serve como subsídio técnico para pesquisas sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Cabe ressaltar a presença de pessoas das comunidades locais em todas as atividades desenvolvidas para a conservação desses animais.

período: Ano 1990
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Proteção e amor

Foto de Neca (apelido de Maria Angela) beijando uma tartaruga-de-pente. Símbolo do trabalho de proteção às tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Foto produzida para elaboração de pôster alusivo ao prêmio "Science for Conservation", Indianapolis Zoo - EUA. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.

período: Ano 1994
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Tartaruguinhas ao mar

Neca (apelido de Maria Angela) e Nina, filha de Neca, na liberação dos filhotes de tartarugas marinhas recém-nascidos no mar. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.

período: Ano 1986
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Memória da Convenção da Diversidade Biológica e Protocolo de Cartagena e da Convenção sobre Mudança do Clima e Protocolo de Kyoto

Entrevistada por Stela Tredice e Augusto Cesar

Depoimento de Maria ngela Marcovaldi (Neca)

Local: Estúdio da BM&F (São Paulo - SP)

Data: 15/02/2006

Realização: Museu da Pessoa

Código da entrevista: BIO_HV001

Transcrito por Michelle de Oliveira Alencar

Revisado por Augusto Cesar Mauricio Borges e Grazielle Pellicel

P/1 - Stela Tredice

P/2 - Augusto Cesar

R - Maria ngela Marcovaldi (Neca)

P/1 - Neca, eu gostaria que você começasse dizendo o seu nome completo, local e data de nascimento.

R - Então, meu nome é Maria ngela Marcovaldi, eu nasci em Porto Alegre no dia 3 de julho de 1958.

P/1 - E o nome dos seus pais?

R - Meu pai se chamava Oni Azevedo e minha mãe Elvira Silva de Azevedo.

P/1 - E você se lembra dos seus avós?

R - Olha, na verdade, eu só me lembro da minha avó materna, porque os meus avós morreram quando eu era muito pequena, então o único registro que eu tenho de avó é da mãe da minha mãe.

P/1 - E o que a sua avó fazia? O que os seus pais faziam ou fazem?

R - Bom, os meus pais já morreram. A minha mãe era originalmente professora de educação física, depois ela fez um mestrado em educação e começou a trabalhar numa equipe multidisciplinar no Rio Grande do Sul fazendo os currículos mínimos das escolas públicas, da escola elementar. Na época se chamava escola primária. O meu pai era contador, trabalhava numa companhia de peças de automóveis e era mais ou menos o braço direito da pessoa lá, [no lugar] onde ele trabalhava.

P/1 - E você tem irmãos, irmãs? O que eles fazem?

R - Eu tenho um irmão mais velho que hoje é diretor, presidente da Mannesmann, que é uma siderúrgica.

P/1 - E o seu nome, Marcovaldi, qual é a origem desse nome?

R - É, então, eu sou casada, esse é o nome do meu marido. Na verdade, o meu nome ficou com tantos sobrenomes que eu cortei...

Continuar leitura

Título: Tartaruga marinha, a embaixadora do mar

Data: 15 de fevereiro de 2006

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Stela Tredice
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios