Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Tarek Sarout
Por: Ana Eliza Barreiro, 20 de março de 2021

Tarek Sarout: Do Líbano ao Senegal, do Brasil para o Mundo

Esta história contém:

Tarek Sarout: Do Líbano ao Senegal, do Brasil para o Mundo

Vídeo

Meu nome é Tarek Sarout. Eu nasci em 29 de novembro de 1949, em Beirute, no Líbano. Praticamente, só nasci lá, e depois eu vivi tudo fora. Morei uma parte na África, 12 anos, um ano na Espanha e o resto aqui. Hoje eu estou com 71 anos e formei uma família em São José do Rio Preto. Trabalho no comércio já faz um bom tempo. Quando meu pai veio pra cá, ele montou um comércio, e eu fui estudar fora. Quando voltei, peguei o lugar do meu pai e acabei vindo pra Rio Preto, já há 37 anos. Estou no Brasil há 53 anos.

Meu pai libanês chama Armand Dalfid Sarout. Minha mãe já é de pai libanês e mãe mineira, Ubaldina Faidarone Sarout. Ela foi morar uma parte da vida dela no Líbano e acabou vindo pra cá depois. Meu pai já a conhecia, e um dia eles ficaram noivos. Dez anos depois, ele veio aqui, casou e voltou pra África. Lá nós ficamos. E no Senegal, na época, Dakar era a capital da África Ocidental Francesa. Pegava o Marrocos, Tunísia, a Costa do Marfim, o Senegal, Mauritânia e Mali. As escolas, todas, eram em francês. Realmente, eu fui alfabetizado em francês. Aí meu pai achou que, pra gente ter uma educação árabe, tínhamos que ir para o Líbano, pra estudar. Não deu certo. Voltamos pro Senegal. Mudei de países e de continentes umas cinco ou seis vezes. (risos)

Meu pai era importador e exportador. Ele recebia mercadorias e mandava pro Mali, pra Mauritânia, pra Costa do Marfim. Ele só vendia no atacado. Eu herdei dele ser comerciante internacional, porque eu trabalho também no comércio exterior. Eu sou trader, negociador também. Faz uns 15 anos que eu trabalho com isso. Todos os países: Coréia do Sul, Austrália, o norte da África e o Golfo Arábico... eu fui pra todos eles, pra poder vender produto brasileiro. Se o vendedor for da língua deles, eles preferem, porque acreditam na palavra da gente. E quando tem algum problema, eles não ligam pra empresa, ligam direto pro trader. A...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios