Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Tadeu Augusto Matheus
Por: Museu da Pessoa, 30 de julho de 2009

T. Kaçula sinônimo de militância no samba de São Paulo

Esta história contém:

T. Kaçula sinônimo de militância no samba de São Paulo

Vídeo

Nasci no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Costumo dizer que é o bairro mais querido do Brasil. Foi onde me criei e tornei-me um cidadão. O meu pai é da cidade de Ubá, Minas Gerais e foi criado por muito tempo em São João de Meriti, Rio de Janeiro. Minha mãe é do interior de São Paulo, da cidade de Araraquara. Dos meus avós conheci apenas a minha avó paterna. Embora não tive contato com meus avós maternos, os meus tios irmãos da minha mãe me trouxeram um referencial importante da família.

Na Escola Municipal de 1º Grau Humberto Dantas, no bairro da Casa Verde, iniciei meus estudos. Lembro da minha primeira professora, Dona Cidinha. E da Dona Iolanda. Ela foi minha professora do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O período escolar foi um pouco conturbado para mim, pois tive que interromper os estudos para trabalhar. Minha família estava passando por crise financeira. Meu pai havia sofrido um acidente de trabalho e teve que ficar seis meses imobilizado. Era ele quem sustentava a família.

Concluí o ensino fundamental fazendo curso supletivo. O meu ensino médio foi um curso técnico em Administração de Empresa na Escola Derville Allegretti, situada no bairro de Santana. Nessa época um professor que me marcou muito foi o professor Marcos. Ele me deu um norte bacana, não apenas na questão instrucional, mas de me situar como cidadão.

Ao longo da minha vida trabalhei como office boy, servente de pedreiro, trabalhei em olaria, fábrica de sapato, fábricas de produtos para limpeza de carro etc. Uma das funções que mais exerci foi a de office boy. Trabalhei numa franqueada da Xerox no Brasil. Nessa empresa fiquei por um ano. Depois fui trabalhar na Editora Pini. Na Pini trabalhei por mais cinco anos. Sempre aliando esses trabalhos à música.

Aos 13 anos comecei a aprender tocar cavaquinho. O meu primeiro cavaquinho foi um presente do meu ex-patrão, hoje amigo, Floriano. Ele contribuiu para eu me...

Continuar leitura
fechar

Deixa a vida me levar...

"Os personagens (Macalé, Monarco, Zeca Pagodino e T. Kaçula) acima no bairro de Xerém.".

período: Ano 2004
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Rio em Samba

Kaçula no evento "Rio do Samba".

período: Ano 2006
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Casa da Tia Surica

Na casa da Tia Surica da Portela.

local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

O Samba Autêntico

Logo do projeto de Kaçula "Samba Autêntico".

período: Ano 2005
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Velha guarda...

Mestre Paul, Seu Nenê e Kaçula em evento.

período: Ano 2005
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

HMM_HV013_FT006

HMM_HV013_FT007

HMM_HV013_FT008

HMM_HV013_FT009

HMM_HV013_FT010

HMM_HV013_FT011

HMM_HV013_FT012

HMM_HV013_FT013

HMM_HV013_FT014

HMM_HV013_FT015

Dados de acervo

Título: T. Kaçula sinônimo de militância no samba de São Paulo

Data: 30 de julho de 2009

Local de produção: Brasil / São Paulo-sp

Personagem: Tadeu Augusto Matheus
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios