Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Embalados pelo milagre econômico da década de 70 e com o propósito de dar uma vida melhor para a família, o casal Osmar Pedro de Araújo e Maria Oneida Araújo sai do sertão cearense em junho 1974 com destino a São Paulo, levando consigo tudo o que tinha: os seis filhos.

A vida na cidade grande não foi fácil, afinal os filhos eram crianças. A mais velha contava com 10 anos de idade e a segunda, Maria Elza Araújo, com nove.

Então, em janeiro de 75, já com dez anos Eu, Maria Elza, fui matriculada na rede estadual, E.E.de Primeiro Grau Julio Maia, no bairro da Vila Maria, onde cursei os primeiros anos escolares.

Antes de encerrar os estudos, com 17 anos, casei-me e tive dois filhos incríveis, Rodrigo e Ricardo.

Na dificuldade de conciliar os deveres de mãe com os escolares, optei pela educação dos filhos e interrompi os estudos.

Contudo, o sonho de alcançar o ensino superior sempre me acompanhou. E assim, aos 40 anos, com o apoio dos filhos que já estavam crescidos, retornei aos estudos.

À volta, que se apresentava mais como realização pessoal do que carreira profissional, não poderia ser noutro curso, senão no curso de história, com posterior especialização em história do Brasil, pois, se não me conhece, posso adiantar que sou apaixonada pela história do meu país e de São Paulo, cidade que passei a amar tanto quanto minha terra natal: Bela Cruz – Ceará.

Por não ter concluído os estudos e ter casado prematuramente, o que tive de oportunidades de trabalho não foram as melhores, pois como tinha os filhos para criar não pude dar-me ao luxo de escolher.

Mas nos anos 90 tive uma oportunidade que possibilitou uma mudança na minha vida, conheci uma pessoa que confiou e ensinou-me, atitude rara nos tempos atual, passei a trabalhar em sua empresa, que atua na área de cobranças.

Em 2007, conclui meu curso superior, Licenciatura em História, desde então exerço a profissão de professora na Pública Estadual de São...

Continuar leitura
fechar

Minha querida família

personagem: Da esquerda para direita Maria Luciene Araujo, Rita Maria Araujo, Gerarda Carlas Araujo e Maria Elza Araujo.
historia: Esta foto foi tirada no aniversário da neta de minha irmã Luciene. A Lú, como os familiares a tratam sempre foi o ponto de equilibrio da família. Neste dia estavamos comemorando o aniversário de sua neta e a conclusão do seu primeiro semestre do curso superior de geografia.

período: Ano 2010
imagem de: Maria Elza Araujo
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios