Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 29 de julho de 2020

Somos seres inacabados

Esta história contém:

Somos seres inacabados

Vídeo

(...) A imagem é muito.. Foi um seminarista, não me lembro o nome dele agora. Ele era seminarista na arquidiocese e fazia.. era como que é fala, era santeiro né. Então ele fazia imagem de barro, de argila. E antes do Papa vim, eles queriam ver qual era o nome da igreja que ia colocar, qual era o santo. Então levantou ele na época né. Uma vez um padre, conversando comigo, me falou que ele levantou e disse que ia fazer a imagem pra igreja do Papa. Como aqui era Alagados, ele ia fazer Nossa Senhora dos Alagados. Ele ia dar o nome do lugar. Você viu que o tempo foi muito curto, acabou que ele não terminou a imagem. É uma imagem inacabada. É uma imagem inacabada, porque ele fez só os traços né, você vê que é bem agressivo, bem grosseiro, as mãos assim, um lado da perna que parece que a perna é uma maior e outra menor, que ele não teve tempo de terminar a imagem, porque foi muito rápido e ficou assim mesmo. O Papa abençoou a imagem daquele jeito, porque você sabe que tem o contorno dos olhos, tem o nariz, a boca, mas.. não é pintada, não tem delicadeza, é uma coisa assim bem rústica. Ai essa imagem foi benta pelo Papa, no dia que ele veio ele. Tanto ele abençoou o templo, como abençoou a imagem. Essa imagem é única, daquele tamanho só tem essa, não tem réplica, tem as outras réplicas menores que a gente mandou fazer, mas .. Ele morreu, ele é falecido. Aí do mesmo estilo não tem nenhuma outra imagem igual, mas no mesmo estilo tem no caso no seminário tem outras imagens do mesmo estilo, que ele fazia. Bem trabalhada, bem mais bonito. Eu acho que assim.. tudo promoveu né, porque aqui nos Alagados era o resto, do resto, do resto que vinha. O lixo de todos os lugares vinham para aqui. As mulheres, os homens que vinham pra aqui era um pessoal que vinha do interior, vinham buscar trabalho por aqui, povo que não sabia ler, não sabia nada. Vinham para invadir a suburbana, as rua pra morar. Se você olhar ali no fundo da...

Continuar leitura
fechar

Hilda e a imagem em barro da Nossa Senhora dos Alagados

período: Ano 2020
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios