Paulo José dos Santos, nascido em Caculé, interior da Bahia, no dia 15 de fevereiro de 1952, relata sua trajetória de vida até fixar-se em São Paulo, e daí até os dias atuais. Aqui chegou solteiro, voltou para sua cidade, casou e aqui ficou para sempre. Veio fazer o que sempre fez a vida inteira, desde que deixou a Sabesp, seu primeiro emprego: trabalhar com a carne, carregando para lá e para cá, desossando numa segunda etapa de aprendizagem, mas sempre com dedicação e responsabilidade. Da infância, não guarda lembranças, exceto o trabalho duro na roça e a morte da mãe, quando tinha seis anos de idade. Da fase adulta, tem a lembrança do trabalho incansável e de uma vida de retidão. Da velhice - ou quase - lembra do apagar de suas forças, consumido que foi por um câncer. Mas também recorda o dia da alta médica, o dia da vitória definitiva contra a doença. Todavia, registra, também, coisas boas. Como as festas que promovia na sua rua, churrascão de primeira e sonzão sem limites; como a volta aos estudos; como o amor incondicional aos netos, e o carinho que deles recebe.

Palavras-chave:

Nasci no interior da Bahia, numa cidade chamada Caculé, em 15 de fevereiro de 1952, filho de lavradores. A gente - os filhos dos três casamentos de meu pai - não podia estudar; estávamos destinados ao serviço da roça. Aos seis anos de idade perdi minha mãe, que uma doença levou. Tenho dela v...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Paulo José dos Santos Entrevistado por Felipe Rocha e Mônica de Carvalho São Paulo, 27/04/2017 Realização: Museu da Pessoa PCSH - HV 560 - Paulo José dos Santos Transcrito por Mariana Wolff Revisão: Paulo Rodrigues Ferreira _________________________...Continuar leitura

Título: Seu Paulo: simplicidade e vitória

Data: 27/04/2017

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Paulo José dos Santos Entrevistador: Felipe Rocha Autor: Museu da Pessoa