O potiguar João Fernandes Pessoa, às vésperas de completar 73 anos de idade - 14 de maio de 1944, São Miguel (RN) - faz, neste depoimento, uma reflexão sobre sua trajetória de vida e encontra no companheirismo, na amizade e no carinho da família que constituiu - mulher e filhos - a explicação para a extraordinária mudança por que passou nessas décadas em São Paulo, onde chegou, no distante ano de 1965, segundo afirma, “com uma mão na frente e outra atrás”. Relembra a infância na roça, sem estudo, sem orientação, sem nada, criado à base de gritos e pancada, sem afeto e sem cuidados. Considera que o casamento foi um divisor de águas em sua vida, trazendo-lhe sustentação para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, não hesita em proclamar, alto e bom som, que casaria de novo, quantas vezes fosse necessário, com a mesma companheira, ademais sempre presente, participativa, amparo e estímulo. Evoluiu profissionalmente graças aos cursos que fez, aos empregos que teve, à especialização que adquiriu. E, paralelamente, conquistou noções civilizatórias que lhe permitiram conviver em sociedade, tornar-se um ser social, um ser no mundo, deixando para trás o que ele próprio denomina “um zé-ruela à esquerda”, condição em que se via quando chegou do Nordeste. Sente-se hoje integrado num mundo de participação, de compreensão, de conquistas diárias. Como por exemplo, os estudos que retomou, a escola a que voltou depois de tantos anos. Com o apoio da família e com o mesmo entusiasmo com que ontem participava de memoráveis churrascos à beira da arena corintiana, hoje dedica-se a aprender, a saber mais, com o intuito de consolidar sua transformação.

Nasci numa cidade chamada São Miguel, no Rio Grande do Norte, em 14 de maio de 1944. Portanto, estou prestes a fazer 73 anos de vida. Meu pai trabalhava na lavoura, na fazenda de um cunhado. Éramos, no total, 16 irmãos. Meu pai, às vezes, não tinha dinheiro para comprar um quilo de farinh...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de João Fernandes Pessoa Entrevistado por Lucas Lara e Mônica de Carvalho São Paulo, 04/05/2017 Realização Museu da Pessoa PCSH _ HV561_ João Fernandes Pessoa Transcrito por Mariana Wolff Revisão: Paulo Rodrigues Ferreira _______________________________...Continuar leitura

Título: Seu João: a vida começa no amor que é dado por uma família

Data: 04/05/2017