Nas telas com cores e linhas suaves, Maria do Céu Santiago Moreira inventa realidades líricas, sempre com a presença de figuras femininas. Essas telas são resultado de lembranças e vivências. Na infância, Maria do Céu ia a praia na beira do rio e gostava de estar na fazenda, livre, em contato com a natureza. Com a mãe aprendeu habilidades manuais. Com o pai, o espírito do trabalho. Com essas características, depois de formada no colégio interno em Belo Horizonte, seguiu por lá, para cursar Belas Artes. Na formatura de sua irmã, conheceu o marido, com quem teve três filhos. Mas um acidente fatal a trouxe de volta para o abraço dos pais. Seu marido faleceu num acidente de carro quando ainda estava grávida de seu filho mais novo e foi no seio da família que Maria do Céu criou os filhos e se debruçou na carreira artística.

Papai era comerciante e fazendeiro, um homem que eu poderia caracterizar como o símbolo do trabalho, porque ele era um trabalhador. A vida dele, a vida inteira, foi levantar cedo pra abrir a loja ali na esquina. Trabalhou a vida inteira na loja e sempre com muita disciplina, muito método de trabal...Continuar leitura

Projeto Kinross Paracatu Depoimento de Maria do Céu Santiago Moreira Entrevistada por Fernanda Prado e Marcelo da Luz Paracatu, 12/06/2017 KRP_HV17_Maria do Céu Santiago Moreira Realização Museu da Pessoa Transcrito por Liliane Custódio P/1 – Então, Maria do Céu, primeiro eu gostaria de ...Continuar leitura

Título: Sensibilidade e a possibilidade de inventar novas realidades

Local de produção: Paracatu