Filho e neto de advogados, a família manteve escritório em São Paulo e no Rio de Janeiro por mais de cem anos, abrindo outros escritórios pela redondeza. Cresceu no bairro de Perdizes, de onde tem boas lembranças, sendo onde começou a jogar futebol. Com família são-paulina desde a época do Paulistano, seguiu os mesmos passos, assistindo a jogos desde 1930, quando tinha oito anos, fazendo parte da construção do tricolor paulista, com histórias que rondam diversos campeonatos que o São Paulo disputou. Lembra do São Paulo dos seus oito anos como o mesmo de hoje. Atuou na equipe juvenil no início da década de 40, quando chegou a enfrentar o time profissional que contava com Leonidas e Sastre, chegando a ser marcador de Leonidas. Em 1939 atuou no serviço militar. Após um tempo fez o CPOR da aeronáutica e um curso de piloto de combate a força aérea do exército americano, morando em diversas regiões do Texas durante um tempo (alistou-se em 1942 e foi para os EUA em 1943, voltando em 44), atuando durante a guerra que começou em 1942. Morando no Rio de 1944 a 45. Tornou-se então um apaixonado pela aviação. Luiz se apresenta como um dos idealizadores do Estádio do Morumbi, contando sobre a obtenção do terreno. Na época da entrevista já destacava sua família tricolor formada. Dele aos netos, todos vestem a camisa do clube.

imagens (8)

Werneck

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Os cadetes

data (ou período): Ano 1943 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Catalina, avião de combate

data (ou período): Ano 1944 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Base aérea do Rio de Janeiro

data (ou período): Ano 1944 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Aviador Coutinho

data (ou período): Ano 1946 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Telegrama

data (ou período): Ano 1943 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Entrevista em vídeo

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Luiz Cássio dos Santos Werneck

Werneck

Luís Cassio dos Santos Werneck, com 72 anos de idade, em seu escritório na Rua Boa Vista no dia 17 de janeiro de 1994

período: Ano 1994
crédito: Márcia Zoet

Os cadetes

Da esquerda para a direita, os cadetes Boblreik, Werneck, Lucas e Roberto conversam após mais um dia de treinamento em Texas, no Estados Unidos.

período: Ano 1943

Catalina, avião de combate

Werneck num vôo da patrulha sobre o Atlântico, em um Catalina, avião de combate.

período: Ano 1944

Base aérea do Rio de Janeiro

Werneck na base aérea do Rio de Janeiro junto a um Catalina, avião da FAB, onde se vê o emblema do CPOR.

período: Ano 1944

Aviador Coutinho

Gago Coutinho está sentado e à direita, atrás do avião, está Werneck. Era a visita do aviador Coutinho à FAB. Na foto, ele está entre os cadetes da força aérea brasileira.

período: Ano 1946

Telegrama

Telegrama enviado ao E.E.U.U. aos cadetes brasileiros pelo presidente do SPFC, o Dr. Décio Pedroso, agradecendo ao telegrama enviado ao SPFC pela vitória de 1943.

período: Ano 1943
crédito: Décio Pedroso
tipo: Documento

Mapa Werneck

tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1994
tipo: Fotografia

Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube Depoente: Luiz Cássio dos Santos Werneck Entrevistado por: Paula Ribeiro e José dos Santos São Paulo, 03 de março de 1994 Entrevista nº 028 P- Por favor, seu nome completo, a data e o local de nascimento. R- Luiz Cássio dos Santos...Continuar leitura

Título: São Paulino até nos ares