Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Acras
Por: Museu da Pessoa, 2 de dezembro de 1993

Sócio do trabalho

Esta história contém:

Sócio do trabalho
fechar

Atividade de Lazer

Jogo beneficente de veteranos. Em pé, da esquerda para direita: Rui, Saveiro, Alfredo, Gijo, Noronha, Bauer e Caxambu (de terno). Agachados, da esquerda para a direita: Massagista, Ferrari, Bibi, Agostinho, Leopoldo e Texeirinha. Os jogos beneficentes eram realizados para arrecadar fundos para os jogadores que estavam doentes ou que precisavam de dinheiro. A imprensa dava cobertura.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

José Acras

José Acras com 65 anos no seu escritório na Mooca junto as suas recordações do SPFC.

período: Ano 1993
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Título

Na decisão do Mundial Interclubes, com São Paulo e Barcelona. José Acras está ao meio de torcedoras japonesas. Ele viajou com a esposa Helenice e o filho José Anselmo. Na arquibancada as torcedoras japonesas não paravam de pedir lembranças do tricolor.

período: Ano 1992
local: Japão / Tóquio
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Helenice Aparecida Braz Acras
tipo: Fotografia

Educação

Formatura do segundo ano primário. Da esquerda para a direita, o primeiro da terceira fila, está Irmã Teodora e o garoto José Acras. José Acras estava com dez anos. Era um garoto que se destacava em Geografia e História.

período: Ano 1938
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Time de Rua

Da esquerda para a direita, agachado, José Acras é o quinto garoto. O time era formado por crianças da rua Conselheiro Carrão. Jogavam contra outros times de outras ruas, geralmente no final da tarde até a noite.

período: Ano 1940
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Mapa Acras

Mapa de José Acras, que sempre morou em São Paulo.

imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Acras
história: Sócio do trabalho
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: José AcrasEntrevistado por: Manuel Manrique e Maria Valéria BarbosaSão Paulo, 02 de dezembro de 1993Entrevista nº 012P - Bom seu José gostaria de começar a... pedindo pro senhor falar o seu nome, aonde o senhor nasceu, a data se nascimento tá, o nome dos pais do senhor tá, vamos começar por aí.R - Eu me chamo José Acras, nasci em São Paulo 18 de fevereiro de 1928, meus pais falecidos, D. Maria Acras e Sr. Naief Acras. P - É, vamos falar um pouquinho da infância do senhor, em que bairro o senhor nasceu...R - Eu nasci na Bela Vista em São Paulo, e minha infância foi com todos aqueles meninos daquela época, que tinha muita liberdade né, coisa que a molecada não tem hoje, e pra mim foi uma infância muito boa, muito bonita né, no sentido de moleque de rua que... eu vivi muito bem naquele tempo não é, nesse sentido de vida, de liberdade, o que a gente tinha.P - Os pais do senhor eram imigrantes ....R - Imigrantes.P - Fala um pouquinho, como que eles vieram pra cá ...R - Meus pais como todo imigrante daquela época, ainda mais libaneses né, eram chamados assim de mascate né, porque eles carregavam assim, vendiam pela rua né, meu pai vendia pela rua né, e ... todos os parentes nossos que vieram da, do Líbano usavam esse tipo de trabalho né, vai montar uma loja né, como se diz lojinha né (riso) lojinha né, e até um certo tempo mas depois teve que parar né por causa da idade né, então a gente, eu continuei com a vida, vamos dizer com o princípio da vida dele né, eu carregava um baú pra trabalhar com quatorze anos né, mas antes disse eu já trabalhava é assim pra poder estudar porque nós éramos em seis irmãos e... naquele tempo era tudo difícil né, não era fácil viver naquele tempo né, mas graças a Deus nós podemos estudar um pouco e trabalhar e tamos aí com... todos mais ou menos, relativamente bem com saúde né, e tamos aí. Enfrentando a vida.P - O... Continuar leitura

Título: Sócio do trabalho

Data: 2 de dezembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: José Acras
Entrevistador: Maria Valéria Barbosa
Entrevistador: Manuel Manrique
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios