Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rodrigo Mendes
Por: Museu da Pessoa,

Rodrigo Mendes

Esta história contém:

Rodrigo Mendes

Nasci em São Paulo, em 30 de setembro de 1971. Como a maioria dos brasileiros, minha ascendência envolve uma série de misturas. Meu pai, José, tinha avós espanhóis e italianos, enquanto minha mãe, Sonia, traz em sua árvore genealógica alemães, austríacos, italianos e, diz a lenda, índios brasileiros. Desde o jardim de infância, eu e meus irmãos Fabiana e Conrado estudamos no Colégio Visconde de Porto Seguro, escola de origem alemã, na qual permanecemos até o final do ensino médio. Guardo felizes lembranças dos meus treze anos como aluno do Porto. Ao contrário de grande parte de meus colegas, minha decisão sobre a escolha profissional não envolveu grandes polêmicas e angústias. Quando criança, por influência de meu pai, considerava o futebol meu esporte favorito. Não só como torcedor apaixonado do Corinthians, mas também como praticante. Após anos dedicando minhas tardes a peladas com meu primo no quintal de casa, acabei desenvolvendo certa intimidade com o assunto. Entre todas as atividades esportivas que praticávamos no colégio, a bola nos pés sempre foi minha zona de conforto e destaque. Aos 13 anos, em virtude de uma lesão no joelho direito, fiquei afastado do futebol por alguns meses, o que representou uma grande frustração e, talvez, a primeira grande adversidade com a qual fui obrigado a lidar na minha vida. Tentei resolver a questão por meio de fisioterapia, mas acabou sendo necessária uma intervenção cirúrgica. Resumindo a história, três meses após a operação do meu joelho, estava eu jogando bola novamente, sem nenhuma dor ou limitação. Essa recuperação teve tal importância que decidi fazer Medicina. Nada me parecia mais nobre do que uma profissão que devolvia às pessoas bem-estar e qualidade de vida. Passei a divulgar que seria médico, mais especificamente ortopedista, especializado em operar joelhos de esportistas. Segui decidido a percorrer esse caminho até os 18 anos, quando comecei um cursinho...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Edson Lopes e Morgana Masetti organizadores do projeto Memórias de Pacientes dos Doutores da Alegria- SP.

P - Então eu queria começar pedindo, por favor, que você dissesse seu nome completo, a sua data de nascimento e onde você nasceu?

R - Meu nome é Rodrigo Hübner Mendes. Nasci em 71 aqui na cidade de São Paulo.

P - Que dia de 71?

R - 30 de setembro.

P - Você nasceu aonde? Em que bairro?

R - Eu nasci na Maternidade de São Paulo e aí, quando eu era pequeno morava na Granja Viana, mas logo meus pais se mudaram aqui para região do Morumbi, aonde eu passei toda minha infância, depois eu mudei para uma outra casa no mesmo bairro. E agora pela primeira vez eu atravessei o rio, né? Fui morar em Pinheiros já com 32 anos.

P - E qual...eu ouvi teu sobrenome...o sobrenome do meio é...

R - Austríaco.

P - Austríaco?

R –É.

P - Qual que é a tua origem?

R - Então, é uma mistura, por parte da minha mãe tem esse lado austríaco alemão que teve até uma mistura com um dos tataravôs se encantou por uma índia. E pelo lado da minha avó por parte do meu pai tem descendência de italianos e espanhóis.

P - Teus avós maternos eram da onde? Teus avós maternos?

R - Maternos? Eles eram brasileiros.

P - Já eram brasileiros?

R - É. Já eram brasileiros com essa descendência de alemães e do lado do meu pai a descendência de italianos e espanhóis.

P - Teus avós paternos também são brasileiros?

R - Também. São brasileiros.

P - Teus bisavós são estrangeiros ou é mais pra atrás?

R - Não. Meus tataravôs são. Aliás, meu bisavô por parte do meu pai, acho que nasceu na Itália, é foi isso.

P - Teus avós nasceram aonde?

R - Então, por parte do meu pai meu avô nasceu no interior de São Paulo e a minha avó nasceu em Pinheiros. Por parte da minha mãe eles são mineiros, nasceram em Minas Gerais.

P - Que cidade? Você se lembra?

R - Minha avó é de Ubá e meu avô é de...não me lembro...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.