Povo Krenak no território brasileiro. Vida na aldeia. Aventuras na floresta. Aprendizados para a vida adulta. Brincadeiras com sabugo de milho, balaios, pescaria e pegando carona no carro de boi. Encontro de pajés. Memória. Concepções do tempo. Territorialidade. Chegada do homem branco no Vale do Rio Doce. Perseguição e genocídio do povo Krenak. Migração para o Paraná. Viagem de caminhão. Identidade. Construção de casas de madeira.  Esforço de Krenak para retornar para sua terra. Trabalho para conscientizar o seu e os outros povos indígenas sobre os seus direitos. Festival de cultura indígena “Festivelha” em Rio das Velhas. Ambientalismo. Exílio.

Meu nome é Ailton Alves Lacerda Krenak. Krenak é a minha família indígena, o meu povo, que vive na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais. Nasci em 1953, numa das localizações que o pessoal da minha região atribuía o nome do córrego ou do rio. Se você estava na margem, falava &ldqu...Continuar leitura

Memória dos Brasileiros Depoimento de Ailton Krenak Entrevistado por José Santos(?) e Claudia Leonor São Paulo, 04 de setembro de 2007. Realização Museu da Pessoa Entrevista número MB_HV050 Transcrito por: Regina Paula de Souza Revisado por: Paulo Ricardo Gomides Abe 2º Revisão: Nataniel Tor...Continuar leitura

Título: Rio de memórias

Data: 04/09/2007