Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Soraya Sant Ana
Por: Soraya Sant Ana, 12 de agosto de 2024

Ressentir: A Travessia Rumo à Aceitação e ao Amor

Esta história contém:

Ressentir: A Travessia Rumo à Aceitação e ao Amor

É assustador como a vida nos surpreende quando nos abrimos para evoluir e ressignificar nossas dores. Sinto que não há como ressignificar algo sem nos permitir sentir novamente. Precisamos revisitar as memórias, vasculhar os sentimentos, ressentir! Com coragem!

Por algum tempo, tive uma visão negativa do ressentimento, até que decidi dar um novo significado a ele, independentemente do que o dicionário ou os filósofos possam dizer. Vejo o ressentir como uma palavra que deriva de sentir, remetendo à ideia de voltar ao passado. Assim, ressentir pode ser o retorno a sentir algo que já vivemos, um olhar para trás de forma positiva para a vida. Por que não?

Gosto da ideia de me conhecer melhor através das minhas próprias experiências. E todas as vezes que consegui deixar a raiva e a mágoa para trás foi graças ao processo de ressentir. Ressentir, não para alimentar as dores, mas para olhá-las sob outro ângulo, e então perceber quais sentimentos eu estava segurando inutilmente. Quais estavam ocupando espaço demais no meu minimalismo emocional.

Há alguns meses, lancei um livro em que o primeiro capítulo trata do exercício do perdão. Achei que estava apenas transmitindo ao leitor a reflexão que minha mãe me passou. Mas as histórias nunca terminam, e hoje estou ressentindo uma experiência tão desafiadora quanto a que Neci viveu naquele capítulo. Talvez agora eu compreenda, de uma vez por todas, que, quando falamos algo para alguém, essa mensagem já começa a reverberar dentro de nós.

Muito do que falamos vem com um poder que muitas vezes subestimamos. Quando oferecemos um conselho a alguém, há um eco íntimo e sutil, mas igualmente profundo, que reverbera primeiro em nosso próprio ser, antes mesmo de alcançar o outro.

É como se, ao expressar algo em voz alta, estivéssemos trazendo à superfície aquilo que já estava presente, mas ainda não completamente consciente. Através de nossas palavras, estamos, na verdade, nos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ação de empreender
Vídeo Texto

Reinaldo Pamponet Filho

Ação de empreender
Em nome da mãe
Texto

Silvio Marcelo dos Santos Silva

Em nome da mãe
Um sonho individualista que virou coletivo
Vídeo Texto
Gestão e inspiração
Vídeo Texto

Cecília de Lourdes Fernandes Machado

Gestão e inspiração
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.