Gioconda Inés del Carmen Elgueta Urrutia conta sua história começando por sua infância no Chile, com seus pais e seus 5 irmãos, até a vida adulta, quando durante o governo ditatorial militar chileno entrou no poder em 1973, impulsionando sua mudança para o Brasil com o marido. Gioconda recorda os anos na escola, quando se dedicou muito aos estudos com incentivo de sua mãe professora, a leitura dos clássicos literários e as amizades que cultivou na escola. Na universidade, a sua formação como enfermeira e seu trabalho no sistema público de saúde até o Golpe Militar caracterizado por muita violência e repressão, que tirou de seu marido muitas oportunidades. A mudança para o Brasil exigiu muita adaptação, muito cuidado com seus filhos pequenos, com as novas oportunidades de trabalho e as novas amizades com as mulheres do grupo de mulheres chilenas.

Título: Reconstruções que uma ditadura impõe

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Gioconda Inés del Carmen Elgueta Urrutia