Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Queria voltar para a minha infância

Esta história contém:

Queria voltar para a minha infância

Nascida em Igarassu, Pernambuco, no dia nove de janeiro de mil novecentos e oitenta e três. Morava cada dia em um lugar diferente: casa de tios, tias e avós. Adorava a minha terra, de como eu e meus primos brincávamos intensamente por todos os lados, subíamos em árvores, brincávamos de polícia e ladrão. Eu era um verdadeiro moleque - como me chamavam, pelo fato de gostar de tudo que os moleques faziam. Pipa, pião, bola, futebol. Como eu queria voltar à minha infância, e muitas das vezes, não. Era feliz, porém, aos três anos de idade, se me lembro bem, minha mãe faleceu. Morávamos em Recife, na vila rural, e minha mãe de sangue faleceu de câncer. Era costume velar os falecidos em casa mesmo. E eu, criança, não sabia realmente o que era a morte. Via minha mãe ali, no caixão, e ficava beliscando o corpo dela para ver se ela reagia. Quanta inocência! Dali em diante a minha vida mudaria para sempre. Minha tia Gení, que hoje é minha mãe, me acolheu como uma de suas filhas. Já tinha seus quatro filhos, porém, não hesitou em ficar comigo. A vida lá era muito sofrida e resolveram viajar para São Paulo. Assim, corria o risco de perder a minha segunda mãe em pouquíssimo tempo, pois minha tia Gení já tinha os seus quatro filhos e não poderia levar mais uma, pois nem ao menos sabia se daria certo a vida em são Paulo. E começaram a arrumar as malas. Quando vi aquela cena, comecei a chorar e disse - “Eu quero ir com Mãiê”. Até hoje a chamo assim, Mãiê e Paiê. Porém, eles não podiam me deixar lá,sozinha. No dia seguinte, me contaram que eu iria junto. Quando soube, só sabia cantar de alegria. Corria, feliz, cantando “Adeus mundo de trevas, adeus para nunca mais”. De lá para cá, tive uma infância feliz aqui em São Paulo, mas bem sofrida. Apesar das dificuldades, eu e minha irmã, Elma, inventávamos de tudo para nos divertir : fazíamos balança no beliche, brincávamos muito de sacizinho. Adorávamos!...

Continuar leitura

Imagens (1)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios