Nascido na pequena e histórica cidade de Silveiras, onde passou a infância, conta como eram as brincadeiras da época, que iam desde a construção do brinquedo, até o seu uso. Em Lorena cursou o ginásio em um colégio interno salesiano, e posteriormente fez escola Normal, que apesar de não ter sido sua primeira opção de profissão, foi onde se encontrou, onde teve “grandes alegrias como professor”, tanto no serviço público como no SENAC.

imagens (8)

Duas épocas

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:

Sala de aula

data (ou período): Ano 1961 Imagem de:

Família reunida

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:

Esperando o boat

data (ou período): Ano 1968 Imagem de:

Recebendo o Cardeal

data (ou período): Ano 1966 Imagem de:

Identificação Profissional

data (ou período): Ano 1934 Imagem de:

Concursado

data (ou período): Ano 1934 Imagem de:

Neta universitária

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:

Duas épocas

Duas recordações de José com a esposa Jandyra Villela Guerra: a viagem de lua-de-mel a Poços de Caldas em 1941 e o retorno a essa cidade para comemorar as bodas de ouro em 1991. Nas fotos, o casal aparece dentro de um painel simbolizando um avião sobrevoando a cidade de Poços de Caldas.

período: Ano 1991

Sala de aula

José Mendes Guerra (ao fundo) dando aula aos alunos do Ginásio Comercial no SENAC "Brasílio Machado Neto", na Rua Galvão Bueno.

período: Ano 1961

Família reunida

José e sua família, em frente a uma das entradas do Hotel Minas Gerais, onde ficaram hospedados durante o fim de semana de comemoração das bodas de ouro de José e Jandyra. A cidade foi palco da lua de mel do casal. Foto realizada pela cunhada: Alair Santiago Silveira. Na foto (da esq. p/ a dir.): José Henrique Villela Guerra (filho), Alexandre Bergo Guerra (neto), Silvia Antonieta Bergo Guerra (nora), Gustavo Bergo Guerra (neto), Ilka Santiago de Castro (cunhada), Homero Sarti (genro), Maria Silvia Bergo Guerra (neta), José, Luisa Helena Guerra e Sarti (filha), Jandyra Villela (esposa), Carolina Guerra Sarti (neta), Guilherme Guerra Sarti (neto), José Eduardo Villela Guerra (filho) e Ernani Silveira (primo).

período: Ano 1991

Esperando o boat

José, a esposa Jandyra e a prima da esposa, Maria Cecília, no pier aguardando barco para passearem pelos canais de Amsterdã. Foto tirada por um fotógrafo de rua.

período: Ano 1968

Recebendo o Cardeal

Jornal "Correio do Senac" publicado pelo Departamento Nacional do Senac no Rio de Janeiro com matéria sobre a visita do Cardeal Arcebispo de São Paulo. D. Agnello Rossi, à Escola de Hotelaria do Senac de São Paulo. Na foto estão, além de José (nessa época, era Diretor da Escola "Lauro Cardoso de Almeida", de 1963 a 1967), o próprio Lauro Cardoso, Alberto de Almeida Ribeiro e Arthur Costa.

período: Ano 1966

Identificação Profissional

Carteira de identificação funcional da União na época em que José Mendes Guerra trabalhava como carteiro-auxiliar nos Correios e Telégrafos de São Paulo.

período: Ano 1934
tipo: Documento

Concursado

Nomeação de José como carteiro-auxiliar dos Correios e Telégrafos assinada pelo então presidente Getúlio Vargas.

período: Ano 1934
tipo: Documento

Neta universitária

Carolina Guerra (neta de José Mendes) estuda Hotelaria no Centro de Estudos em Hotelaria e Turismo do Senac. A foto foi tirada nos jardins do Grande Hotel São Pedro, onde Carolina fez o estágio do curso.

período: Ano 1994
tipo: Fotografia

Projeto 50 Anos do Senac São Paulo Depoimento de José Mendes Guerra Entrevistado por Rosali Henriques e Carmen Natale Instituto Museu da Pessoa São Paulo, 14/07/1995 Código: SENAC_HV016 Transcrito por Rosália Maria Nunes Henriques Revisado por Ligia Furlan P/1 - Senhor Guerra, nós gostaríam...Continuar leitura

Título: Professor: ofício e paixão