Heitor nos conta sobre sua infância no Recife, suas brincadeiras e a vida nas festas do Dia de Santa Luzia e no carnaval, além dos clubes. Fala de sua experiência, ainda criança, na Intentona Comunista e sua formação escolar em meio a um período de muita conturbação política. Fala sobre sua militância política na Campanha "O Petróleo é Nosso", sua entrada na universidade de engenharia em 1947, e na Petrobras em 1957. Nos diz sobre sua experiência viajando por Maranhão, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro. Vemos sua experiência de cassação e prisão na ditadura militar, sua anistia em 1979, e sua aposentadoria em 1990 pela empresa. Heitor termina falando sobre o governo FHC e suas privatizações, e sua preocupação com a manutenção da memória do Brasil e da Petrobras.

Frente a minhas preocupações – também não sei por que razão me levaram a ter essas preocupações – eu fiquei curioso em tomar conhecimento de alguns problemas. Às vezes são coisas que aparentemente são muito secundárias. Por exemplo: Monteiro Lobato ajudou mui...Continuar leitura

Meu nome é Heitor Manuel Pereira. Eu nasci no dia 19 de agosto de 1925. Na cidade de Recife, no Estado de Pernambuco. Eu sou nordestino assumido. PAIS Meu pai tinha o nome de José Domingos Pereira, um cidadão da baixa classe média. Filho de português, que não conseguiu fazer o primário. Mas v...Continuar leitura

Título: Petróleo e política

Local de produção: Rio De Janeiro