René Schärer nasceu na Suiça em 1941, durante a Primeira Guerra Mundial, sua lembrança dos refugiados da guerra se deu pelo olhar inocente de uma criança, que desconhecia a proporção do que de fato acontecia. Sua carreira começa aos 20 anos em uma empresa de aviação civil, durante sua trajetória na empresa, mora em diversos países até ser transferido para o Brasil em 1981. René criou um vículo com o país e em uma de suas viagens pelo Brasil, se deparou com a seca do Ceará. Ele mobilizou uma campanha na intenção de arrecadar recursos para ajudar a comunidade de Pitombeira que sofria com a seca. A partir desse primeiro contato com campanhas sociais, soube que gostaria de retribuir a sociedade aquilo que havia conquistado. É então, que em uma viagem a pequena comunidade de pescadores, Prainha do Canto Verde, René se evolve com as problemáticas da comunidade e pode desenvolver o trabalho de empreendedor social. Seu objetivo é grandioso, contribuir para que a pesca artesanal seja reconhecida, como fator importante não só de geração de emprego, mas também pelo impacto social, a partir da exploração racional e sustentável dos recursos do mar.

Projeto: Campanha Ashoka - Histórias de Mudança Social Depoimento: René Schärer Entrevistado por: Cláudia Leonor Local: Itatiba, 14 de junho de 2005 Realização: Instituto Museu da Pessoa.Net Entrevista: Cabine 06 Transcrito por: Maria da Conceição Amaral da Silva P – Então, começar nos...Continuar leitura

Título: Pescando um futuro melhor

Local de produção: Brasil / São Paulo / Itatiba