Sônia Regina é de 1957 e é da periferia de São Paulo. Acostumou-se, criança, a ouvir o pai contando histórias do bairro que ele viu nascer. Assim, a Brasilândia é o cenário de sua infância e inspiração para os textos iniciados na adolescência. É dessa época, também, a sua militância em favor da região e de sua gente simples. E necessitada. Coleciona conquistas e lutas, desafiando a ditadura, burlando a censura, esquivando-se da repressão. Um dia, reuniu toda a sua produção num espaço de cultura a que chamou Sarau e, alternando literatura e fotografia, saiu com seus poemas, seus romances, suas imagens a mostrar ao mundo as especificidades, as carências e a simplicidade da periferia que conhece como ninguém. No Sarau, criou as bases para fortalecer as mensagens que a necessidade tem a transmitir; fez de sua escrita a voz que faltava à gente do lugar.

Minha mãe contava que Sônia Regina era nome da moda na época em que eu nasci: 19 de junho de 1957. Sou da Capital e sou da periferia - Brasilândia. Também contavam que era uma noite chuvosa, rua sem asfalto, carro atolado, e quando minha mãe chegou ao hospital, eu já estava nascendo. Minha...Continuar leitura

imagens (10)

Latino America

Jornada de Estudo

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:

5ª Primavera do Livro

Viagem

Trupe Literatura Andante

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:

Mãe

data (ou período): Ano 1974 Imagem de:

Sarau

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:

get_date(); ?>

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:

Sarau na Bahia

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:

Neta

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

Latino America

Encontro de escritores, fui para falar do livro "Vale dos Atalhos".

Jornada de Estudo

Jornada de Estudo Internacional de Literatura e Ditaduras. Fui para falar do meu livro "Nem tudo é silêncio".

período: Ano 2017

5ª Primavera do Livro

Fomos para a 5ª Primavera do Livro, em Santiago, lançamento de antologia de escritores da periferia de SP. É um livro bilingue "Brasil Periferia"

Viagem

Trupe Literatura Andante

Trupe Literatura Andante. A gente se apresentava em bibliotecas. Na foto, está Michel Yakini, Samanta Biotti, Chelmí, estou no centro. A criança é Yakini.

período: Ano 2014

Mãe

Minha mãe é a senhora encostada na parede e eu sou a da frente. Estávamos num encontro da CEBS, na Vila Penteado.

período: Ano 1974

Sarau

Sarau em Artemisa durante o evento 4º Encontro de Poesia Hablada, na província de Artemísia

período: Ano 2015
Palavras-chave:

Exposição durante o lançamento cultural Daqui.

período: Ano 2015

Sarau na Bahia

Sarau na bahia, Chorrochó, durante a Festa do Bom Senhor do Bonfim. Fomos convidados para fazer sarau nos três dias de evento.

período: Ano 2002

Neta

Com Maria Livia, minha neta.

período: Ano 2012
Palavras-chave:

Programa Conte a sua História Depoimento de Sônia Bischain Entrevistada por Carol Margiotte São Paulo, 30 de agosto de 2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV694 Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Boa tarde, Sônia. R – Boa tarde. P/1 ...Continuar leitura

Título: Periferia em verso e prosa: o Sarau da Brasa

Data: 30/08/2018

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Sonia Regina Bischain Rosa Entrevistador: Carolina Margiotte Grohmann Transcritor: Eliane Miraglia Editor: Paulo Rodrigues Ferreira Revisor: Paulo Rodrigues Ferreira Autor: Museu da Pessoa