Santinha. Cozinheira na infância. Acidente. Divertimento na Lagoa. Trabalho no açougue. Trabalho no armazém. Comércio próprio. Colégio Maria Trindade. Pai e mãe. Casamento. Filhos. Filho vereador. Estudo dos filhos. Fundação da Lagoa de Santo Antônio. Caretagem e Santo Reis. Garimpo. Prainhas. Associação da Lagoa. Assalto.

imagens (7)

Religiosamente

Em procissão

Visita ilustre

Família religiosa

data (ou período): Década 2000 Imagem de:Benedita Gonçalves da Silva

Igreja da Lagoa

data (ou período): Década 1980 Imagem de:Benedita Gonçalves da Silva

Cruzeiro

data (ou período): Década 1980 Imagem de:Benedita Gonçalves da Silva

Reestrutura

Religiosamente

Na Lagoa tinha as festas de santos na igreja de Santo Antônio que fica na comunidade. Uma no mês de julho e outra em agosto, Santo Antônio, São João, Nossa Senhora de Santana e Nossa Senhora da Abadia. Era um festão. A primeira de Santo Antônio durava 13 noites e as outras eram nove noites. Na imagem, Santinha estava à frente da procissão. Ela sempre foi ligada à igreja e aos deveres religiosos.

Em procissão

Na Lagoa, o povo rezava e Santinha ajudava. No dia de procissão era uma festona, muita gente, porque só existia a igreja de Santo Antônio, para a comunidade do Cunha, de Santa Rita e Barreiros e os membros dessas comunidades se reuniam e levavam a imagem de São Sebastião até à Lapinha, pela MG - 188. A família da D. Benedita sempre esteve envolvida com a organização dessas comemorações. No período dessa imagem, já havia padre na comunidade, mas as comunidades mantiveram essas tradições.

Visita ilustre

Sempre envolvida com as obrigações religiosas, na imagem Santinha recebe o bispo de MG em sua casa. Ao lado dele e dela estão o marido de D. Benedita, o Sr. Antônio e o seu filho Donato.

Família religiosa

Santinha conta que primeiramente a comunidade não tinha padres e tinha uma igreja só, a de Santo Antônio, que reunia todos os membros das comunidades do entorno. Mas depois as comunidades foram crescendo e tendo as suas próprias igrejas. A igreja da Lagoa recebeu um sacerdote que sempre era recebido em casa pela família. Na foto, vemos a Sra. Benedita e o esposo Sr, Antônio. Atrás, em pé, seus filhos e netos.

período: Década 2000

Igreja da Lagoa

O filho de Santinha, Donato, conta que essa é uma das imagens da igreja de Santo Antônio, a igreja da comunidade da Lagoa de Santo Antônio, antes da reforma. Ele diz que esse oratório que está do lado direito, desapareceu. Foi tirado quando começaram as reformas e nunca mais voltou.

período: Década 1980

Cruzeiro

Essa imagem mostra como a igreja de Santo Antônio, localizada no centro da comunidade da Lagoa de Santo Antônio, era antes das reformas que levaram à sua configuração atual. O cemitério ficava ao redor da igreja e as festas religiosas aconteciam ali naquele terreno mesmo. O cruzeiro à frente da igreja hoje está desmontado e o terreno da paróquia é cercado por muros.

período: Década 1980

Reestrutura

Época da reforma da igreja de Santo Antônio, igreja localizada na comunidade da Lagoa de Santo Antônio. Ela mantém a mesma configuração arquitetônica, mas as paredes e o teto precisaram ser substituídos, pois as estruturas estavam muito abaladas nesta época, pois a igreja foi a primeira construída na região. Inclusive, o povo das comunidades do entorno só tinham esta igreja para frequentar e cumprir seus deveres religiosos.

tipo: Fotografia

Projeto Memórias das Comunidades de Paracatu Entrevista de Benedita Gonçalves da Silva (Dona Santinha) Entrevistada por Nataniel Torres Paracatu, 7 de setembro de 2022 Código da Entrevista: PCSH_HV1299 Revisado por Nataniel Torres P/1 - Qual o seu nome, onde a senhora nasceu e qual a sua data d...Continuar leitura

Título: Para dar duro como eu dava, não tem ninguém

Data: 07/09/2022