Nesta entrevista, Osvaldo oferece um panorama do movimento sindical dos metalúrgicos através de suas vivências pessoais e profissionais, iniciada na década de 1970 a partir de seu primeiro contato com o Dieese e a subseção do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo. O relato evoca a atividade dos movimentos dos metalúrgicos de São Bernardo, Santo André e ABC paulista nas décadas de 70, 80 e 90, trazendo problemas reais das tensões políticas, do cotidiano das fábricas, dos direitos dos trabalhadores como salário, jornada de trabalho e localização. Ao final da leitura é possível apreender um resumo do histórico do movimento sindical de São Paulo e do Dieese, da influência da indústria automobilística na articulação dos sindicatos e na necessidade e urgência dos assuntos ligados ao direito dos trabalhadores e sua dignidade. Uma história fragmentada, de redes, que é fiada pelas respostas honestas e diretas de Osvaldo Rodrigues Cavignato.

Projeto Memória Dieese 50 Anos Depoimento de Osvaldo Rodrigues Cavignato Entrevistado por Nádia Lopes e Marcelo Fonseca São Paulo, 07 de novembro de 2006 Realização Instituto Museu da Pessoa DIEESE_TM030 Transcrito por Augusto César Mauricio Borges Revisado por Carolina Diniz Bastos ...Continuar leitura

Título: Panorama do movimento sindical em São Paulo aos olhos do trabalho do Dieese

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Osvaldo Rodrigues Cavignato