Dona Maria do Rosário nasceu bem perto de Recife, de onde saiu aos vinte e quatro anos para vir para São Paulo, onde casou e de onde mudou-se para Sorocaba. Em sua já longa existência, cultiva o sonho de que os bisnetos sejam muito felizes. Mas, no fundo, é claro, também os filhos, os netos… Lá de Recife tem a lembrança de uma família sobretudo unida. E que se converteu à religião evangélica, mudando para melhor: mais alegre, mais feliz, mais solidária. Em São Paulo, ela casou-se. Em Sorocaba separou-se e criou, praticamente sozinha, os filhos - cinco no total. Sem escola formal, aprendeu com o pai o suficiente para depois tornar-se profissional de corte e costura. E desta forma educar os filhos. A quem lhe pergunta qual a receita, não hesita em ensinar: ser humilde e não guardar ódio nem mágoa.

Nasci em Ipojuca, arredores de Recife, em 02 de outubro de 1929. Lá morávamos - eu, com meus pais e meus onze irmãos - em um sítio. Até que meu avô paterno, em meio a um quadro de depressão, pediu que fossemos todos - a minha família e a família de meu tio - morar em Recife. Todos juntos, o...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Maria do Rosário Mesquita Melo Entrevistada por Carol Margiotte e Fernanda Regina Ferreira dos Santos São Paulo, 14/09/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV696_Maria do Rosário Mesquita Melo Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Pa...Continuar leitura

Título: Outras histórias de uma história já contada (e escrita)

Local de produção: Brasil / São Paulo