Nesta entrevista, Oleilson comenta brevemente acerca de suas raízes familiares e do trabalho de carvoeiro de seu pai. Em seguida, conta a história de sua precoce inserção no mundo de trabalho, em meio aos perigos da vida de mascate e engraxate - aqui, conta também sobre suas pequenas viagens e travessuras de criança e adolescente. Adiante, Oleilson nos coloca dentro do mundo do trabalho das carvoarias, serviço extremamente estafante e perigoso, considerado por muitos  - inclusive Oleilson - como trabalho análogo à escravidão. Em sua simplicidade na fala, explica diversos pontos deste ambiente, através de sua dura vivência. O depoimento termina com a reviravolta de sua vida, simbolizada na fuga da carvoaria de Johnny e sua entrada para uma cooperativa.

Tem uma voz do Gabriel, o Gabriel tem uma voz, ele vai e bota na voz, né, o gato, chega e bota na voz aí a gente vai lá, “Tamo precisando de tantos trabalhador pra levar pra carvoar, pro Pará.” Aí o cabra pega e vai. é uma voz num fone lá em cima, né, aí o cabra vai e fala aqui ...Continuar leitura

P - Oleilson, pra gente começar eu queria que você contasse o seu nome completo, a cidade e a data de nascimento. R - Meu nome completo é Oleilson Natal Ribeiro. Eu sou de 75, nasci em Pedreiras do Mearim, a cidade que eu nasci, né? P - É no Maranhão mesmo, né? R - Maranhão. E tenho 29...Continuar leitura

Título: Os homens que viram carvão

Local de produção: Açailândia (ma)