Nascimento complicado e proximidade com a mãe. Primeiros trabalhos e técnico de enfermagem. Morando com os irmãos. Encontro com seu amor. O chamado espiritual na umbanda. Descrição do ato de incorporar. Processos até se tornar Pai de Santo. Mãe biológica e Mãe de Santo. Papéis espirituais, as roupas e as cores. A paramenta de Ogum, as vestimentas e a presença das entidades. Amor de pai. Federação Umbandista do Grande ABC.

imagens (9)

Ogum Beira-Mar

data (ou período): 25/04/2021 Imagem de:

De geração para geração

Imagem de:

Ritual para proteção

data (ou período): 25/04/2021 Imagem de:

Reforma do terreiro

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:

Aniversário

data (ou período): 26/07/2019 Imagem de:

Projeto Sopão da Vovó Rosa

Imagem de:

Cachoeira escondida

data (ou período): 26/09/2016 Imagem de:

Roupa nova de Ogum

data (ou período): 29/04/2023 Imagem de:

Instrumento de Senegal

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

Ogum Beira-Mar

William com a vestimenta de Ogum Beira-Mar, o chefe e protetor da casa. Tirada durante a pandemia de Covid-19, em ritual para pedir proteção e livrar-nos das dificuldades na saúde.

período: 25/04/2021

De geração para geração

William no dia da sua obrigação. Ele estava recolhido na Camarinha e sua esposa foi visitá-lo com seu filho recém-nascido. A Camarinha é o espaço sagrado deles destinado às feituras do Santo.

Ritual para proteção

Período da pandemia, eles tinham cessado os trabalhos do terreiro, mas reabriram brevemente para fazer uma homenagem a Ogum e pedir proteção na área da saúde. Para que o senhor Ogum Beira-mar, patrono da casa, chefe do terreiro, lhes desse proteção, para protegê-los com sua capa e sua armadura e nos livrar das dificuldades na saúde mundial. Como William é sucessor, junto a sua mãe, ela é a matriarca, as entidades têm muito respeito por ele e ele procura ser digno delas também. A mãe dele estava incorporada como Ogum, saudando a coroa dele com a dela. Dentro do ritual, isso é um sinal de que a espiritualidade te reconhece. É o gestual de Ogum.

período: 25/04/2021

Reforma do terreiro

William e sua mãe fizeram uma campanha para reformar o terreiro com contribuição de todos os médiuns e assistidos da casa. Eles conseguiram e a fotografia é um registro deles comemorando o sucesso da empreitada.

período: Ano 2021

Aniversário

William e sua mãe, Doraci, durante o seu aniversário em 2019.

período: 26/07/2019

Projeto Sopão da Vovó Rosa

Todos os anos o terreiro participa do Projeto Sopão da Vovó Rosa, realizando doações para pessoas em situação de rua.

Cachoeira escondida

William em frente à cachoeira escondida, que fica na Rodovia Imigrantes. Foi durante seu retorno de uma obrigação dos filhos da casa de umbanda para sacerdócio.

período: 26/09/2016

Roupa nova de Ogum

William com sua roupa nova de Ogum, presenteada pelos filhos da casa e sua mãe durante sua segunda saída de Santo na obrigação.

período: 29/04/2023

Instrumento de Senegal

William segurando o Djembe, instrumento de Senegal que sua mãe ganhou durante uma rifa na Aldeia de Caboclos. As entidades intuíram dela usar o nome de uma negra escravizada chamada Anastasia e o nome lhe deu sorte, sendo sorteada na rifa.

período: Ano 2012
tipo: Fotografia

Projeto: Vestindo Memórias - Legado e Identidade Entrevista de William Pereira Cordeiro Entrevistado por Grazielle Pellicel e Luiza Gallo São Paulo, 26 de junho de 2023 Código da entrevista: VES_HV005 Transcrita por Selma Paiva Revisada por Grazielle Pellicel (00:31) P1 – William, primeirament...Continuar leitura

Título: Orgulho de carregar a paramenta de Ogum