Nesta entrevista, Renato nos conta sobre sua infância em Cubatão, sempre envolvido com música em casa por causa de seus pais e irmãos, todos profissionais. Fala também sobre a adolescência em Santos, a praia, as áreas verdes e de sua entrada na música já aos 6 anos. Sabemos sobre o circuito e o mundo das bandas municipais, da qual fez parte em Cubatão, chegando a ser professor de oito bandas da região. Em seguida, aos 14 já era profissional com o trombone, e aos 19 foi para São Paulo estudar com Gilberto Galhardi. A partir daí, passa a tocar em diversos grupos da capital, se especializa na Universidade Federal da Paraíba e começa uma carreira internacional, passando por mais de 70 países. Se forma mestre em música e fala sobre a fabricação de trombones da marca Gilberto Gagliardi, que levantou com alguns amigos. Por fim, fala de seus sonhos e do orgulho de ser um músico brasileiro e, além disso, de Cubatão. Entrevista revisada pela voluntária Paloma Fukusig.

Ponto de Cultura - Museu Aberto Depoimento de Renato Farias Entrevistado por Sonia London, Larissa Gomes de Valdir Júnior São Paulo - 24/07/2007 - Realização: Museu da Pessoa Entrevista PC_MA_HV037 Renato Farias Transcrito por Luany Promenzio Revisado por Paloma Fukusig P/1 – Eu queria q...Continuar leitura

Título: O trombone brasileiro de Renato Farias

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Renato Farias Leite da Silva