Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 13 de fevereiro de 2009

O silêncio entre as palavras

Esta história contém:

O silêncio entre as palavras

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memória da Literatura Infanto-JuvenilEntrevistador por Thiago MajoloDepoimento Bartolomeu Campos QueirósLocal Belo Horizonte, 13/02/2009Realização Instituto Museu da PessoaDepoimento MLIJ_HV035Transcrito por Maria da Conceição Amaral da SilvaRevisão: Luiza Gallo2º Revisão: Nataniel TorresP – Bartolomeu, a gente queria, para começar, que você falasse o nome completo, o local e a data de nascimento.R – Bartolomeu Campos de Queirós, nascido em Papagaio no dia 25 de agosto de 1944. P – Fala o nome dos seus pais, o que eles faziam.R – O meu pai ele era Geraldo Queirós, e era um transportador de manteiga de Pitangui para o Rio de Janeiro. Ele era caminhoneiro. Minha mãe era uma senhora de casa, tomava conta da gente, dos filhos. E chamava Maria Campos de Queirós.P – Eles se conheceram como? Sabe a história deles?R – Pitangui é muito perto de Bom Despacho. E como meu pai trabalhava com caminhão, com transporte, eles se conheceram nessas idas e vindas dele à Bom Despacho.P – E seus avós, suas lembranças deles conta um pouquinho, por parte de pai, por parte de mãe.R – Eu tinha um avô, de parte de pai, Joaquim Queirós, fui criado por ele durante um certo tempo. Morava com ele. Eu era o neto preferido dele. E ele era um cara que ele ganhou a sorte grande na loteria. Nunca mais trabalhou. E era um pensador. Ele vivia na janela da minha casa olhando o povo passar e observando a cidade e escrevia nas paredes da casa tudo o que acontecia. As notícias que ele recebia de quem viajou, de quem casou, de quem morreu, de quem aconteceu um desastre, uma coisa qualquer. Então ele escrevia nas paredes da casa. Foi aí também que eu aprendi a ler com ele. O meu primeiro livro foi a parede da casa do meu avô. Lá eu aprendi a ler. E meu avô por parte de mãe chamava Sebastião Brasileiro Fidelis Campos, era homeopata e tinha um olho de vidro. Que também era uma coisa que me intrigava muito: como é que ele tinha um olho, para que é que... Continuar leitura

Título: O silêncio entre as palavras

Data: 13 de fevereiro de 2009

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Entrevistador: Thiago Majolo
Revisor: Nataniel Torres
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios