sobre a coleção

criada em: 11/02/2019

Um extrato de 100 horas da coleção “Memória de Brasileiros e Brasileiras”, que reúne mais de 2000 fotos digitalizadas e 300 histórias de vida registradas pelo Museu da Pessoa entre 2006 e 2016, foi depositado no Arquivo Ártico Mundial. A fundadora e diretora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, e o responsável por Museologia, Lucas Lara, foram os portadores do material incorporado ao arquivo na quinta-feira (21/02), na ilha de Svalbard, na Noruega.
Criado a partir da associação entre a PIQL, uma empresa de ponta em preservação de arquivos, e a mineradora estatal norueguesa Store Norske, o Arquivo Ártico Mundial é um cofre à prova de desastres situado numa montanha ártica, a cerca de 1100 km ao sul do Polo Norte, num dos lugares geologicamente mais estáveis do mundo.
Seu objetivo é garantir que a memória digital mundial seja preservada e disponível para as gerações futuras.
O Arquivo Ártico Mundial é vizinho ao Silo Global de Sementes, que já armazena exemplares de 90% das sementes existentes no planeta.
O solo encontrado no Ártico, constituído de terra, gelo e rochas, permanece congelado o ano inteiro e isso cria condições para a preservação desses acervos por milhares de anos.
Esta coleção traz as histórias selecionadas para a participação do Museu da Pessoa no Arquivo Ártico Mundial.

** Visite www.
museudapessoanoartico.com (em português) ou www.museumofthepersoninthearctic.com (em inglês)
** Assista ao vídeo da inauguração do Arquivo Ártico Mundial, em 27/03/2017: https://vimeo.
com/232016766


coleções que você pode se interessar