Manoel nascido no dia 14 de dezembro de 1921 em Itabaiana, Sergipe, em sua entrevista ao Museu da Pessoa, fala um pouco sobre a origem de sua família, em que seu pai era do tempo da escravidão e sua família foi comprada, sobre a sua migração do nordeste para o sudeste, chegando na cidade de Rancharia e encontrando outros nordestinos. Manoel relata todas as dificuldades pelas quais passou e como lutou para superá-las, como a busca por moradia, a necessidade de trabalho mesmo que penoso, a retomada aos estudos e a saudade que sentia de sua família. Tudo isso é contado em uma história de vida emocionante e detalhada sobre como era ser um imigrante nordestino em São Paulo.

Entrevista de acervo – Museu Aberto Depoimento de Manoel Barrozo Nascimento Entrevistado por Sonia London e Ilze São Paulo, 23/08/2003 Entrevista MA_HV030 Transcrito por Rosali Nunes Henriques Revisado por Carlos Alberto Lopes Durães (voluntário) Revisado por Gustavo Kazuo (estagiário) P/1 ...Continuar leitura

Título: O respeito, a perspicácia e o esforço nordestino de Seu Manoel

Local de produção: Brasil / São Paulo