Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: joyce camassutti
Por: joyce camassutti, 26 de novembro de 2023

O poder de transformar que a dança tem.

Esta história contém:

O poder de transformar que a dança tem.

Olá!

Meu nome é Joyce Camassutti e hoje, vou contar a vocês a minha história.

Desde criança sou obesa. Nasci com sobrepeso e passei a minha infância cuidando da saúde para que a obesidade não se tornasse um problema.

Por esse motivo, a dança entrou na minha vida como solução para uma vida saudável ainda criança. Comecei a dançar aos dois anos e meio de idade mas somente aos oito, a dança passou a ser ferramenta de transformação e autoconhecimento.

Foi com a dança que eu ganhei autoestima, confiança em mim e nas outras pessoas. Com a dança também, consegui transformar a vida de centenas de crianças e jovens quando me tornei professora.

Seria uma história comum como a de milhares de pessoas espalhadas no mundo se não fosse por um motivo: eu comecei a dançar pra perder peso, mas, continuei obesa. Porém nunca perdi a saúde.

Se não fosse pela dança eu não descobriria minha força, minha garra como potência pra encarar os obstáculos da vida. Foi a dança que me levou a conhecer outros países e contribuir para que todas as pessoas entendessem que podemos ser o que quisermos, o que sonharmos.

Cada vez que eu entro no palco pra mostrar a minha arte, vejo olhos brilhando em minha direção e, depois, ouço o quanto a minha dança inspira outras pessoas.

Ser exemplo de mulher, bailarina, artista, inspirando outras mulheres a realizarem seus sonhos é um privilégio, uma honra e uma responsabilidade muito grande.

Apesar de todo preconceito vivido desde a infância, eu jamais quis desistir.

Eu acredito no poder de transformação da arte. Eu creio no poder de realizar sonhos.

Se você tem um sonho e não acredita nele por qualquer motivo, levante e siga em frente.

Se eu posso, você também pode.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A força de uma mulher nas alturas
Vídeo Texto
Ser caiçara
Vídeo Texto

Geraldo Gomes Pinna

Ser caiçara
“O que me move é o desafio”
Vídeo Texto

Sandra Regina Conceição

“O que me move é o desafio”
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.