Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rubens Torres Medrano
Por: Museu da Pessoa, 1 de julho de 2012

O mundo passa por Diadema

Esta história contém:

O mundo passa por Diadema

Vídeo

“Em 1981 resolvi abrir minha própria empresa. Foi até interessante, porque, quando eu tomei essa decisão, acabei ficando como agente ou representante da empresa em que eu trabalhei. Eu tinha lá um amigo americano, que foi meu diretor, e quando esse senhor soube que eu ia abrir minha própria empresa, esse senhor, que tinha sido meu diretor nessa outra trading holandesa, ele falou: ‘Você vai ser meu agente no Brasil.’Comecei com escritório lá na Rua Itapeva e, naquela época, em 1981, o Brasil sofreu uma grande crise e chegou mesmo a entrar em moratória. Naquela época foram muito incentivadas, foram muito requisitadas pelo governo as exportações. E começavam a operar os grandes processos petroquímicos, como o da Bahia, um complexo grande, e naquela época eles tinham uma produção suficiente, grande até, para atender o mercado nacional. E, como havia uma recessão no mercado interno, era necessário exportar seus produtos que estavam sendo fabricados naquelas novas unidades. E naquela época, então, eu acho que tive um papel preponderante na exportação daquele polo petroquímico. Tive a oportunidade de desenvolver o mercado indiano com algumas exportações. Viajei duas vezes à Índia, foi uma experiência interessante, um país de costumes totalmente diferentes dos nossos. Acabei entrando também em Cingapura. Foi muito bom esse período, a firma tinha escritório nos Estados Unidos e na Suíça, e eu viajei bastante pela Europa. A minha empresa, nesse período de 1981 a 89, nós atuamos muito na base da exportação dos produtos petroquímicos. Em 1989, já incentivado até por essas empresas que exportavam e que também atendiam o mercado interno, disseram: ‘Rubens, por que você não começa a fazer a distribuição localmente?’ Pareceu uma ideia interessante e, em 1990, nós começamos a trabalhar a parte nacional, fazer distribuição local. Naquela época, as importações eram muito...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Seu Rubens, primeiramente muito obrigado mesmo por aceitar nosso convite pra participar dessa entrevista. Pra começar a entrevista eu gostaria que o senhor falasse pra gente o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Meu nome completo é Rubens Torres Medrano, eu nasci no dia 16 de outubro de 1940. Nasci no bairro da Mooca, capital, São Paulo.

P/1 – E o nome dos seus pais, por favor.

R – Os meus pais eram Diego Torres e Sophia Medrano Torres.

P/1 – Eles nasceram aqui em São Paulo?

R – Os meus pais nasceram no interior do estado de São Paulo, meu pai na cidade de Elisiário e minha mãe na cidade de Catanduva, são cidades próximas, no interior de São Paulo.

P/1 – E pelo seu sobrenome a gente deduz que o senhor tem uma ascendência espanhola.

R – Realmente.

P/1 – O senhor pode contar um pouquinho da história da sua família?

R – Pois não. Os meus avós, tanto paternos quanto maternos eram espanhóis, vieram do sul da Espanha, da área de Andaluzia. E quando chegaram eles foram pro interior porque geralmente os imigrantes quando vinham se destinavam ao trabalho agrícola. Foram lá pra região de Catanduva, ficaram lá durante um certo tempo, não muito tempo, depois migraram aqui pra capital e vieram para o bairro da Mooca, onde acolhia todos os imigrantes, de várias origens, espanhóis, italianos, lituanos, creio eu que o bairro da Mooca era especialista em receber os imigrantes.

P/1 – E você sabe qual foi o ano que seus avós chegaram no Brasil?

R – Eu não tenho certeza exatamente. Até procurei saber isso no Museu do Imigrante, ali tem os registros, mas hoje eu não lembro. Eu creio que eles chegaram aqui no início do século, em 1900, mais ou menos, mas não tenho precisamente a data.

P/1 – E as duas famílias, paterna e materna, se encontraram lá na Mooca?

R – Não, eles já se conheceram lá no interior, moravam perto e depois os meus pais vieram começar a namorar e se casaram aqui...

Continuar leitura

Título: O mundo passa por Diadema

Data: 1 de julho de 2012

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Rubens Torres Medrano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios