Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O mascateiro

Esta história contém:

O mascateiro

Se você está pretendendo montar um negócio, o bom senso recomenda que o primeiro passo é entrar em contato com o SEBRAE, onde irá receber orientações sobre vários aspectos administrativos.

Não é o caso do nosso Paulinho, que reside na Avenida Domingos Ferreira, no Edf. Flamboyant, no bairro de Boa Viagem, Recife – PE.

É formado em Farmácia, acha-se desempregado e há pouco tempo perdeu seus pais. Reside com uma irmã que não goza de boa saúde.

Não sabemos o motivo, mas Paulinho, todo santo dia, fica perfilado na calçada do seu prédio, perto de uma parada de ônibus e de uma barraca, de costas para rua e quase inerte, sem fazer propaganda, vende bombons, biscoitos, prendedor de cabelos etc. Isso diariamente em horário britânico das 16h às 17h.

O que chama a atenção é que seus preços são mínimos, na casa dos centavos. Se, por exemplo, um bombom custa R$ 0,30 (trinta centavos), você comprar 3, se ele não tiver os R$ 0,10 (dez centavos) para lhe dar o troco, a venda será desfeita. Se disser que fique com o troco, ele também não aceita. Compra tudo, não vende. Para não sair com raiva, ele recomenda que vá aos locais onde os adquiriu.

Às 17h em ponto encerra sua atividade, não vende mais a ninguém.

Você que é uma pessoa vivida, viajada, estudiosa quais as lições que esse modesto mascate lhe transmitiu.

(História de 12 de dezembro de 2008)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Dina: eternamente surpreendente
Vídeo Texto

Dina Chabelman Bergman

Dina: eternamente surpreendente
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.