Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Allievi
Por: Museu da Pessoa,

O juiz excursionista

Esta história contém:

O juiz excursionista
fechar

Travessia

João está na travessia do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, próximo ao pico Dedo de Deus. Ele foi acompanhado dos membros do centro excursionista universitário.

período: Ano 2000
local: Brasil / Rio De Janeiro / Teresópolis
imagem de: João Allievi
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Caminho das águas

Personagens desconhecidos na cachoeira do rio Itapanhau (Mogi das Cruzes), participantes da caminhada no Parque Estadual da Serra do Mar.

período: Ano 1990
local: Brasil / São Paulo / Bertioga
imagem de: João Allievi
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Joia Rara

Flor de aragonita, joia rara encontrada no Salão Taqueopa, na Cavena de Santana, no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar).

período: Ano 1982
local: Brasil / São Paulo / Iporanga
imagem de: João Allievi
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

SOS Mata Atlântica 18 Anos

Depoimento de João Allievi

Entrevistado por Beth Quintino e Rodrigo Godoy

São Paulo, 03/12/2004

Realização Museu da Pessoa

Código SOS_HV002

Transcrito por Thaís Ramos Cechini

Revisado por Ana Calderaro

P1 - João, boa tarde! Obrigada por você ter vindo. E eu gostaria que você começasse falando o seu nome completo, local e data de nascimento.

R - Meu nome é João Allievi, eu nasci em São Paulo, capital, em novembro de 1949. Estou com 55 anos recém feitos.

P1 - João, a sua família é de São Paulo ou é de...

R - Minha família morava ali na região do M’Boi Mirim, onde ali, hoje, é atrás da USP. Duas famílias que casaram os filhos entre si. Depois disso vim morar aqui em Pinheiros, que era um bairro que estava começando a ser feito. Eu sou o terceiro irmão, o mais novo de uma família de três. Meu irmão Carlos, uma irmã Ivone e depois de dez anos de distância eu nasci. Então eu sou o caçula, o mais novinho na família.

P1 - E os seus pais ele faziam o quê? Qual a descendência?

R - O pai da minha mãe, família Beu, alemã. [Sou] bisneto. E por parte do meu pai, família italiana, Allievi. Então eu sou neto de italianos. E Allievi é alunos, eu já te falei isso antes.

P1 - E o seu pai, qual era a profissão dele?

R - Bom, meu pai foi olheiro, no tempo em que São Paulo estava começando a crescer, naquela região do Caxingui, hoje. Depois o meu pai foi mexer com banco. Ele foi funcionário do Banco da América, hoje o Banco Itaú. E trabalhava no prédio do Martinelli, que era um prédio muito interessante. Hoje é monumento histórico, mas naquele tempo tinha acabado de fazer. E eu me lembro que eu ia lá ver meu pai trabalhando no Banco da América, naquele prédio interessante.

P - E a sua mãe?

R - Minha mãe, Beatriz, era do lar. Sempre trabalhou em casa. Hoje, graças a Deus, ainda é viva, mora aqui em Campinas.

P1 - E, assim, o que é que você lembra da sua infância? Como era?

R -...

Continuar leitura

Título: O juiz excursionista

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: João Allievi

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios