Em sua entrevista, Domingos Guajajara nos conta diversas histórias sobre sua vida, como músico, vendedor de roupas e sobre sua atuação como liderança indígena frente aos seus parentes na aldeia Areinha. Seu Domingão, como é conhecido por toda região, nos fala de como durante várias décadas lutou contra a invasão de posseiros, caçadores, pescadores e fazendeiros , que teimam em descumprir a lei e invadir as terras indígenas. Nos conta a respeito dos conflitos entre os indígenas e os próprios funcionários da FUNAI e das constantes ameaças e perigos que seu povo sofreu e ainda sofre e de como é difícil assegurar o direito de posse da terra demarcada. Em seguida, narra diversas histórias que viveu na mata, como o encontro que teve com uma grande sucuri e de uma caçada, quando escapou de uma onça. Por fim, nos fala também de como foi sua convivência com os caraíbas, vivendo na cidade e participando das festas. e de como aprendeu artesanato e das diversas atividades que participou durante todos esses anos de vida.

Eu já morei na Januária, a minha infância mais foi na Januária né, que lá que eu morei lá...muito tempo. Na Januária foi muito bom pra mim, que eu lá morava com um padre, um índio mesmo. Tudo que ele fez, eu aprendi também que ele me ensinou muita coisa. Ele me ensinou a fazer flecha, ele...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra