Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Djair de Barros Silva
Por: Museu da Pessoa, 20 de abril de 2004

Novelli Vague

Esta história contém:

Novelli Vague

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Museu Clube da Esquina

Depoimento de: Novelli (Djair de Barros e Silva)

Entrevistado por: Carla Vidal e Soraya Moura

Local: Belo Horizonte, 20 de abril de 2004

Realização: Instituto Museu da Pessoa

Código da entrevista: MCE_HV006

Transcrito por: Marllon Chaves

Revisado por: Grazielle Pellicel Teixeira

P/1 - Carla Vidal

P/2 - Soraya Moura

R - Novelli (Djair de Barros e Silva)

P/1 - Bom dia!

R - Bom dia!

P/1 - A gente costuma começar todos os trabalhos com a origem mesmo, eu queria que você dissesse seu nome completo, local e data do nascimento.

R - Djair de Barros e Silva, Recife, Pernambuco, 20 de janeiro de 1945.

P/1 - Como é o nome dos seus pais?

R - José Henrique de Barros e Silva, e Alice Marques de Barros

P/1 - O quê que eles faziam? Fala um pouquinho dos seus pais pra gente.

P/1 - O meu pai era comerciante. Ele tinha, naquela época, chamavam de compartimento, umas lojas no mercado de São José, que seria assim aqui como é o Mercado Central, na Bahia como é o Mercado Modelo, como lá em Belém o Ver-o-Peso, essas coisas. E em 1957, ele vendeu tudo que tinha e levou a família pra Garanhuns, que é uma cidade na serra agreste de, como referência, Caruaru. Fica na metade do caminho Recife, Caruaru, Garanhuns. E Garanhuns, inclusive, tem um festival de música que já tem uns 10 ou 12 anos, muito interessante. Então eu vivi parte de minha infância em Recife e um pouco mais em Garanhuns, antes de ir pro Rio de Janeiro pra fazer o que acontece até agora.

P/1 - Como que foi a tua infância em Recife, você lembra?

R - Lembro muito bem, muito musical, assim do ponto de vista até de ter convivido com uma coisa limpa, pura de carnaval, de brincadeira sem violência, a música no alto-falante e no rádio. Aí, as primeiras impressões de ouvir uma música, sempre uma música brasileira, um pouco misturada com um bolero mexicano, com uma canção italiana ou até francesa, sei lá, americana. Claro, até hoje. E...

Continuar leitura

Título: Novelli Vague

Data: 20 de abril de 2004

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Personagem: Djair de Barros Silva
Entrevistador: Soraya Moura
Entrevistador: Carla Vidal
Transcritor: Marllon Chaves
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios