Agustina Comas nasceu em Montivideo, Uruguai. Formada em design têxtil e moda pela Escuela Universitaria Centro de Disenõ de Montividéu. Através do pai que tem uma empresa de logística Uruguai/Brasil, arrumou uma carteirinha de imprensa internacional com o jornal El País e veio com uma amiga da faculdade pra São Paulo Fashion Week, nesse momento decidiu que iniciaria sua carreira em São Paulo. Em busca por estágio conheceu Jum Nakao, convidaram o Jum pra ser diretor criativo da marca do Guga Kuerten e ela foi para Florianópolis ser a estilista do masculino. Nas fábricas do sul começou a prestar atenção nos resíduos sólidos, tudo que sobra no corte, ficou incomodada com a sobra de roupa, de peças. A marca do Guga fechou, voltou para São Paulo, ficou super deprimida, ficou achando a indústria muito suja. A Comas foi criada em julho de 2015, produz peças por meio da técnica “upcycling”, processo pelo qual produtos descartados são recuperados, transformados e recolocados no mercado. Desde que a Comas foi criada, o trabalho evitou que mais de três mil metros de tecidos fossem jogados no lixo.

Eu sou Agustina Comas e nasci em Montevideo, Uruguai, em 9 de novembro de 1980. Meu pai chama Nicanor Comas Arocena e minha mãe Maria Del Rosário Ogenar Siciliano. Minha mãe é médica psiquiatra e psicóloga e meu pai é empresário. Ele é transportista. Trabalha com logística e transporte. P...Continuar leitura

Entrevista de Agustina Comas Entrevistada por Maurício Rodrigues São Paulo, 18 de dezembro de 2020 Projeto Colgate Logística Reversa Entrevista número PSCH_HV985 Realização: Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva P1 – Agustina, primeiro, bom dia! R1 – Bom dia! P1 – Em nome do ...Continuar leitura

Título: Não, que Europa! Eu vou pra São Paulo!

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Maria Agustina Comas