Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 4 de fevereiro de 2021

Na saúde e na doença

Esta história contém:

Na saúde e na doença

Vídeo

Internada minha filha sofri, eu sofri dores e mais dores. Aí as enfermeira.. eu dizia assim eu chamei e disse “estou sentido dor, mas a minha, pode me tirar tudo daqui” eu dizia assim “mas a minha fé ninguém tira”. As enfermeira olhava assim pra mim; “- Mas dona Eurídice a senhora..” Eu digo: “-é minha filha estou sofrendo aqui, mas minha fé ninguém tira” mesmo assim. O que? Sofri. sofri quando não teve jeito eu internei (...) Quando chegou lá, como é que diz.. Uma perebinha desse tamanhozinho que coisou na perna.. que eu sou diabética. Ah minha filha! Ó! Quando internei lá, tomando remédio, minha filha. Tomei tanto remédio, mas depois, de uma hora pra outra a infecção. Infecção. Aí só vi foi na cama, eu rodeada de médico, enfermeira pra dizer a minha triste historia de ter que amputar a perna. Ai minha filha, mas eu tava.. de um jeito... não sei como que eu, eu não estava mais.. vivendo mais em mim assim sabe. Eu não tava mais lembrando mais de nada. Eu só dizia assim “ - meu Deus, meu Jesus, meu Jesus, tenha pena de mim meu Jesus!”. Eu só dizia assim: “- Minha mãe santíssima, minha Nossa Senhora”. Ai ele falou com o Almir, chamou o Almir lá. O Almir foi; meu marido pra falar. Ai um perguntou pro outro. E eu disse: “- O que é que eu ia fazer?” O médico disse que eu tava... ou eu fazia a cirurgia e amputava, ou então eu tava correndo risco porque diz que a infecção ia subir (...) (...) Porque ai, porque estava subindo cada hora adiantando. Ai teve que amputar pra evitar. Eu disse assim: “Ó, você façam o que vocês achar que é melhor. Eu estou aqui né”. Ai foi quando fizeram a amputação. Mas não foi fácil não, quando eu estava lá não estava coisa não, mas quando a gente cai na real aí é que... (...) É minha filha... no dia a dia.... ai é que a gente... cai na real....(...) Tem um, vai fazer 3 anos. ...

Continuar leitura
Fechar

Eurídice, o marido Gilberto e a filha Olindina (Dina)

Dados da imagem Eurídice, o marido Gilberto e a filha Olindina (Dina)

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Eurídice dos Santos Chagas

História:
Na saúde e na doença

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Medicina além do atendimento
Texto

Dalmo Claro de Oliveira

Medicina além do atendimento
A Vida à Saúde Pública
Texto
Medicina é solidariedade
Texto

Raimundo Viana de Macedo

Medicina é solidariedade
Os desafios do câncer infantil
Texto

José Jaime Bastos

Os desafios do câncer infantil

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.