Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 9 de setembro de 2021

Mogi das Cruzes, China

Esta história contém:

Mogi das Cruzes, China

Vídeo

P1 – Oi, Guilherme! Tudo bem com você?

R – Tudo bom, Grazielle.

P1 - Ah, que bom! A gente começa pelo básico: você poderia falar seu nome, local e data de nascimento?

R – Meu nome é Guilherme Gorgulho Braz. Eu nasci em Mogi das Cruzes, estado de São Paulo, no dia três de setembro de 1976.

P1 – Qual o nome dos seus pais?

R – Meu pai se chamava Álvaro Luiz Braz Filho, falecido já, e minha mãe se chama Vânia Maria Gorgulho Braz.

P1 – E o que eles faziam?

R – Meu pai era advogado. Veio de uma família simples, mas batalhou bastante e acabou se formando em Direito. E nasceu em Mogi das Cruzes, mesmo. Teve uma carreira como advogado. A minha mãe é professora universitária, aposentada já, e também nascida em Mogi das Cruzes.

P1 – E a família deles também já era do [estado de] São Paulo, ou vieram de algum [outro] lugar?

R – A família do meu pai era de portugueses. Ele tinha, dos dois lados da família, ascendência portuguesa. A minha avó é paulista, meu avô também, mas os avós do meu pai eram portugueses dos dois lados, tanto o lado materno, quanto paterno. Meus avós, pais do meu pai, têm ascendência portuguesa. Do lado da minha mãe, meu avô era nascido em Minas Gerais, na cidade de Cristina, no sul de Minas, e a minha avó era nascida em São Paulo, do lado materno. E acabaram indo pra Mogi das Cruzes, onde os meus pais nasceram.

P1 – Sua família tem algum costume especial?

R – Costume especial. A minha família é muito ligada em música. Então, a gente sempre tem a música como uma coisa que une a nossa família. Tanto [que] meu pai gostava muito de música, colecionava discos, gostava muito de ouvir bossa nova, MPB. Então, em casa, nós crescemos sempre nesse ambiente musical. Apesar dele não tocar nenhum instrumento, mas gostava muito de música. A minha mãe também canta muito bem, nas reuniões familiares, gosta muito disso também. E tem...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
Mistura musical
Texto

Salomão Borges Filho

Mistura musical
A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Marco Antonio Gonçalves dos Santos

A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Joyce Silveira Moreno

"É o violão que manda em mim"

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.