Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Pedro
Por: Pedro, 14 de fevereiro de 2025

Minha Vida (Em Capítulos)

Esta história contém:

MINHA VIDA (EM CAPITULOS)

Hoje eu vou contar a história de minha vida, dividida em capítulos

Capitulo I – Aurora

Minha vida está dividida em duas partes: Consciente e Inconsciente.

Da segunda não poderei contar muito, só posso dizer que acredito que sejam muitas existências que se manifestam em lampejos por vezes incompreensíveis.

Então, falarei do que entendo, do nosso mundo tridimensional, melhor dizendo, desta existência física, que já ultrapassou dos cinquenta anos, divididos em incontáveis fragmentos que aqui tentarei agrupar.

Nasci numa pequena vila do interior do Paraguai, numa região despovoada denominada Chaco, à beira do Rio Paraguai.

Lá vivi até os seis anos em companhia de meus avós paterno. Minha mãe falecera quando eu ainda dava meus primeiros passos. Meu pai mudou-se para a Capital, Asunción, a procura de melhores rendas.

Formávamos um pequeno e barulhento grupo: meu irmão mais velho, dois primos e eu. Fazíamos as travessuras próprias da idade durante o dia e à noite ouvíamos com a respiração suspensa e olhos esbugalhados as \\\"estórias\\\" de assombração que nosso avô contava com indizível paixão...

...torpor...sonolência...

Acordar já com anos a mais, num lugar que, pela geografia, deveria ser de algum cenário saído de algum filme, visto (raramente) na única televisão do bairro instalada num quintal vizinho que o dono, em troca de alguns centavos, nos permitia assistir.

Seria bem diferente esse Carnaval de 1966.

Capitulo II – “Guanabaranidades”

Cavalcanti, bairro suburbano, ao pé do morro Em Cima Da Hora, ao lado da Escola de Samba que leva o mesmo nome do morro; a cidade? a Maravilhosa!

Meu pai já viva há alguns anos na velha Guanabara.

Como vim parar aqui?

Fim de 1965, meus avós, como se fosse combinado, partiram para a Eternidade praticamente juntos. Primeiro ele e depois ela o seguiu.

Após as despedidas de praxe, meu irmão e eu, fomos ter com nosso...

Continuar leitura
Fechar

Pedro Antonio Troche Gonzalez

Dados da imagem Às 05:30 H da manhã, de Bragança Paulista para Cuiabá em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, a lecionar Português, Espanhol e Projeto de Vida na Escola Estadual Clélia de Barros Leite da Silva, a bordo de um uninho valente.

Período:
Década 2010

Local:
Brasil / São Paulo / Bragança Paulsta, Sp.

Imagem de:

História:
Minha Vida (Em Capítulos)

Crédito:
Professor Pedro Troche Gonzalez

Palavras-chave:
escola estadual clélia de barros leite da silva

Às 05:30 H da manhã, de Bragança Paulista para Cuiabá em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, a lecionar Português, Espanhol e Projeto de Vida na Escola Estadual Clélia de Barros Leite da Silva, a bordo de um uninho valente.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

De Portugal para o Brasil
Vídeo Texto

Maria Aurora Félix

De Portugal para o Brasil
O vendedor de móveis
Vídeo Texto

Abrahão Joseph Epelboim

O vendedor de móveis
Cartas de Jorge para Aurora
Texto

Jorge Ferreira Pinto da Costa Campos

Cartas de Jorge para Aurora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.