"Nasceu uma grande mulher, uma rezadeira", foi o que disseram quando Domingas Coimbra veio ao mundo. Na cabeça da menina, uma mancha vermelha como um desenho de sangue, parecia contar sobre o destino daquela criança. Domingas não fez diferente. Desde cedo, começou a curar pessoas. No início, pouco entendia do que ela mesma fazia, mas logo a clientela foi se formando e ela passou a dedicar uma grande parte da sua vida em tratar as pessoas necessitadas da cidade de Juruti-PA. Dona Domingas, como é conhecida, aprendeu a suprir uma carência de médicos e cuidados levando apenas palavras, rezas e remédios próprios.

Quando eu nasci, a parteira já falou pra minha mãe: “Ah, nasceu uma grande mulher, uma rezadeira, que talvez vá salvar muitas vidas.” Isso porque eu tinha uma cruz vermelha tipo de sangue na minha cabeça. De criança, eu falava coisas pros outros que diziam que eu nem sabia o que falava, mas...Continuar leitura

imagens (6)

Domingas Coimbra de Souza

Mulher usando uma camisa florida. Está gesticulando e sorrindo. Ao fundo, há um tecido também florido.

Domingas Coimbra de Souza

Mulher usando uma camisa florida. Ao fundo, há um tecido também florido.

Domingas Coimbra de Souza

Mulher usando uma camisa florida e um chapéu preto. Está de pé. Ao fundo, há um tecido também florido.

Domingas Coimbra de Souza

Mulher usando uma camisa florida. Está sentada em uma cadeira azul e está sorrindo. Ao fundo, há móveis de uma sala de estar.

tipo: Fotografia

Tags: pais, infância, família, vida rural, escola, brincadeiras, rezadeira, conflito, dom, ervas, casa, casamento, sonho Entrevistada por Thiago Majolo Entrevista de Domingas Coimbra de Souza Juruti, 18 de abril de 2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista MB_HV_102 Transcrito por Andiara Pin...Continuar leitura

Título: Minha missão é rezar

Data: 18/04/2010