Meu nome é Diva Neide Bortoli, nasci no dia 13 de março de 1951 na zona rural da cidade de Presidente Bernardes, oeste de São Paulo. Meu nome foi escolhido por uma tia, a tia Luiza, irmã do meu pai. Eu nasci em uma quinta-feira pelas mãos de uma parteira, na casa de minha avó. Minha história ...Continuar leitura
Meu nome é Diva Neide Bortoli, nasci no dia 13 de março de 1951 na zona rural da cidade de Presidente Bernardes, oeste de São Paulo. Meu nome foi escolhido por uma tia, a tia Luiza, irmã do meu pai. Eu nasci em uma quinta-feira pelas mãos de uma parteira, na casa de minha avó. Minha história teve como cenário o sítio do meu avô em Presidente Bernardes, Estado de São Paulo, onde nasci e cresci juntamente com meus primos, tios e avós.
Nos idos de 1955, estava eu com quatro anos de idade e, apesar de sermos pobres, meu pai todo Natal ia para a cidade e comprava uma boneca para mim, para minha irmã e para minhas primas.
Mas as brincadeiras que, juntamente com meus primos, brincava mesmo, era de pique, esconde-esconde, escolinha – onde sempre eu queria ser a professora –, e também tinha a brincadeira de mocinho e bandido, em que sempre o bem vencia o mal. Também brincávamos de queimada e balança-caixão.
Os brinquedos, na maioria das vezes, eram feitos na hora da brincadeira. Por exemplo, brincávamos de roça de melancia, e os ladrões vinham roubar as melancias, então o dono da lavoura colocava cães de guarda para pegar os larápios. E quando os "guardas" conseguiam pegar os ladrões, eles eram conduzidos à cadeia.Recolher