Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Memórias de Infância

Esta história contém:

Memórias de Infância

A gravidez da minha mãe trouxe muito medo e incertezas para o seu futuro, que ainda tão nova estava tentando superar as dificuldades da primeira gestação. Eu, ainda um embrião sem consciência do mundo que aguardava por mim, já lutava para coexistir nesse universo complexo. Cheguei ao mundo e encontrei grandes dificuldades respiratórias. Uma pequena lutando para permanecer viva. O medo e as incertezas de minha mãe ficaram para trás no momento em que nasci. Agora, era um novo desafio para minha família: até quando eu estaria com eles. Quando os médicos já haviam desenganado meus pais, meu pai fez uma promessa para Deus, dizendo que ele entregaria a vida dele para servi-lo, se eu conseguisse sobreviver. Assim aconteceu, milagrosamente comecei a melhorar e crescer com saúde. Lembro de minha infância com diversas brincadeiras com meus dois irmãos e minha mãe. Amávamos interpretar os filmes que gostávamos, cada um tinha seu papel e atuava de forma empenhada na melhor atuação possível para aquele momento. Tudo virava cenário: o lençol eram transformados em vestidos; os utensílios de casa viravam o complemento do cenário; uma cama ficava como o barco. Nos divertíamos brincando nesse universo fictício e cheio de imaginação. Posso declarar que as tardes do final de semana eram as minhas preferidas, na casa da minha avó, onde todos os primos reuniam-se para brincar as escassas brincadeiras tradicionais da vila. Passávamos a tarde toda nos divertindo. Uma árvore com uma área verde em frente à casa, tornava o ambiente animador para nós, crianças cheias de vida. Subir, descer e se balançar, complementava as maravilhosas tardes de verão. As festas de final de ano, minhas favoritas, eram cheias de história narradas pela Dona Luzia, histórias incríveis de sua vivência e experiências de mundo que às vezes podia ser mágico. Quando minha avó faleceu tudo mudou, assim como acordar de um sonho muito bom e, gradativamente, deparar-se com um...

Continuar leitura

Imagens (1)

fechar

Infância

período: Ano 2020
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios