Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Douglas Passoni
Por: Douglas Passoni, 10 de novembro de 2023

Memórias - parte 1

Esta história contém:

Memórias - parte 1

Tudo começa, aqui no Brasil, no final do século XIX quando nasceu o João Passoni (1885-1964), meu avô paterno, na cidade de Caconde. Ele, como tantos imigrantes de origem italiana, se instalou naquela região produtora de café. Foi trabalhar de meeiro na Fazenda Santa Alina onde com dona Josefa Bologna, filha de italianos imigrados originalmente para a Argentina, e entre a roça e o amor nasceram 10 filhos. Dura vida desta gente italiana que até hoje é considerada o povo de maior \\\\\\\"lavoro\\\\\\\". Infelizmente dona Josefa morreu no parto do Mário Passoni, meu tio, hoje com 86 anos. Caspita! como o \\\\\\\"seu\\\\\\\" João ia criar 10 filhos sem mãe? Nesta data minha tia Luzia Passoni, a mais velha, mas que tinha apenas seus 14 anos e mostrando o que é gente que não se abala, se dedicou a esta tarefa. Dentro desta verdadeira turma de irmãos, tem meu querido pai, Benedito Passoni o \\\\\\\"seu Dito\\\\\\\", falecido em 2015, que me contava que a vida não era muito fácil. Mas as famílias se cuidavam e assim foi. Meu pai, o seu Dito, havia nascido em Poços de Caldas, e como “meio mineiro” falava pouco, pela boca, mas pelo coração transbordava. Mas meu tio Mário tem me contado histórias incríveis. Diz ele que estudavam em uma fazenda vizinha e as crianças eram transportadas em um veículo, que acredito ser parecido com uma jardineira. Mas num dado dia o veículo parou numa local para pegar um caixão. Sim!!! Imaginem no teto do veículo aquele negócio sendo transportado com crianças indo para escola. Mas era assim, não havia Uber nem estradas. Bem, ficamos por aqui pois, recentemente voltei para a região disposto a encontrar minhas memórias mais de perto e voltei com muita coisa na bagagem. O encontro com uma “Passoni” lá em São Sebastião da Grama, é uma delas e rolou lágrimas. Vou contar mais a frente.

Palavras-chave: italiano, fazenda, café, meeiro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Mangia che te fa bene!”
Texto

Liviana Gianni Bernicchi

“Mangia che te fa bene!”
Bella Sicília, a pequena Itália
Vídeo Texto

Francisco Carlos Cammilleri

Bella Sicília, a pequena Itália
Sobrevivendo em meio ao caos
Texto

Jack Henry Franco

Sobrevivendo em meio ao caos
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.