Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Vídeo

A minha entrevistada se chama Maria Aparecida, nasceu em Taquaritinga, no interior de São Paulo, na metade do século passado. Seus bisavós vieram ao Brasil no final do século XIX, do norte da Itália. Aqui tiveram sete filhos, dentre eles a avó da minha entrevistada. Logo que chegaram aqui, seus familiares desembarcaram no Porto de Santos e foram para o interior de São Paulo trabalhar na agricultura.

Depois de um tempo, seu bisavô teve a ideia de voltar para a Itália com toda a família, para fazer uma torrefação e uma loja de café brasileiro em Lugo, onde eles moravam. Não se sabe como, mas um primo da família que havia ficado exportava o café aqui do Brasil para lá, para que eles vendessem.

Esse negócio deu muito certo e garantiu uma vida muito boa para a família em Lugo, porém, devido ao início da primeira grande guerra mundial, em 1914, a vida deles piorou muito, e eles passaram a viver em más condições, assim como grande parte da Europa na época. Devido a essa piora nas condições de vida no local, toda a família se mudou novamente para o Brasil. A volta para cá foi mais tranquila, pois já era a segunda vez que vinham. Uma parte dos irmãos ficou na capital (São Paulo), enquanto a outra parte (incluindo a avó de minha avó) foi para o interior novamente. Já no interior, em Taquaritinga, o pai da família montou uma pensão, que alojava muitos vendedores ambulantes que iam ao interior tentar conseguir dinheiro. Os familiares moraram no interior até o final de suas vidas.

Palavras-chave: imigração, tecnologia, trabalho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios