Nascido na mesma cidade do escritor Érico Verissímo, Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, José Thadeu se mudou para a capital Porto Alegre para cursar o científico. Durante os estudos, descobriu a afinidade que tinha com a Geologia e ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participando ativamente dos debates políticos do curso e da movimentação de trabalho na área. Contratado na Meridional Mineração, esteve presente no mapeamento de Carajás e em diversas outras buscas por minério na região Norte, Centro Oeste e Sul do país. Nesse depoimento ao museu, Thadeu conta sobre suas rotinas de trabalho de campo nos diversos projetos que trabalhou, além de sua trajetória profissional a partir da graduação.

P1: Bom dia, a gente começa sempre pedindo a todos os entrevistados que se apresentem dizendo nome, data e local de nascimento, por favor. R: José Thadeu Teixeira, 04 de julho de 1944, cidade Cruz Alta, Rio Grande do Sul. P1: Qual o nome de seus pais? R: Crescêncio Teixeira e Poeta Mendes T...Continuar leitura

Projeto Vale Memória Depoimento de: José Thadeu Teixeira Entrevistado por: Elaine Barroso e Paula Ribeiro Local de Gravação: Rio de Janeiro Data: 09 de outubro de 2001 Realização: Museu da Pessoa Código do Depoente: CVRD_HV127 Transcrito por: Ana Carolina Carvalho Revisado por: Bruna Ghirarde...Continuar leitura

Título: Mapeando os minérios do Brasil

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro