Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Vasco Praça
Por: Museu da Pessoa, 6 de junho de 2017

Mais paracatuense

Esta história contém:

Mais paracatuense

Vídeo

Vasco Praça, nascido em Pirapora, vindo com seis meses pra Paracatu, portanto eu considero mais paracatuense do que piraporense.

Meu pai era filho de produtores de vinho, a região dele é Barqueiros do Douro, fabricava vinho do Porto e, com a ascensão de Salazar, que mandou em Portugal muito tempo, houve uma reforma agrária, e eles viviam, moravam num sítio, e a família era muito grande, com essa divisão, ele preferiu vir pro Brasil. Veio pra cá com 14 anos de idade, junto com uma família de vizinhos que mais tarde foram industriais famosos no Rio de Janeiro, fazendo aquele brim Triunfador, sabe? É um brim cáqui que ficou famoso. Ele foi morar no Vasco da Gama e lá ele nadou e remou, e foi campeão dez vezes lá na Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois, então, dos 18, 19 anos, veio pra essa região vender mercadoria, como se fosse um mascate.

Ele representava ferragem. Ele tinha um mostruário, 11 malas que vinham numa caminhonete e se abria, mostrava pro comerciante e o comerciante escolhia isso, fazia o pedido e vinham depois as coisas. Mas antes, ele teve uma fase, logo que ele saiu do Vasco da Gama, que ele vinha pra cá de mula, era tropa, tropeiro. Ele viajou muito de tropa de burro, mula, até aqui, porque não tinha estrada, né?

Minha mãe era descendente de uma família que chamava Porto Paranhos, que era essa família Porto, que veio pra Paracatu, e esses portugueses da família Porto ficaram muito ricos, depois é que foi acabando tudo, dividindo.

Nós morávamos ali na Praça Cristo Rei, ali tinha uma igreja antiga, chamava Igreja do Amparo. Aqui em Paracatu tinha três igrejas mais importantes: a Matriz, que era a igreja dos brancos; o Rosário, que é a igreja dos pretos; e o Amparo, que era a igreja dos pardos. Essa igreja, a porta dela quase dava em frente lá em casa, sabe? Era uma rua estreitinha. Esse avô meu, bisavô, que chama Ricardo Serafim da Costa Porto, construiu diversas casas em volta dele, então nós moramos a vida...

Continuar leitura
fechar

A coisa mais importante

Recebendo troféu no Parque de Exposições de Paracatu.

período: Ano 2008
local: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Formatura

Formatura do ginásio: foi a segunda turma a se formar na escola. É o terceiro, da direita para a esquerda.

período: Ano 1953
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Miss Exposição

Entregando o primeiro lugar do prêmio de Miss Exposição Paracatu.

período: Ano 2008
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Gêmeas

Com as netas gêmeas, Rafaela e Gabriela.

período: Ano 2001
local: Brasil / Distrito Federal / Brasília
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Piquenique

Piquenique com a turma do ginásio. Vasco está em pé com a blusa branca. Dorinha Caldeira, Djalma Rocha, Jordão Oliveira Mello (agachado, abaixo do garoto em pé de camisa cinza), Humberto, Márcio Pessoa, Vasco Praça

período: Ano 1951
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Entre irmãos

Com os irmãos: Elda e Norton. Seu Vasco é o menor.

imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Leilão de cavalos

Leilão de cavalos com a esposa (Ignez Botelho Praça) e o filho (Vasco Praça Filho), na época prefeito de Paracatu.

período: Ano 2009
local: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Exposição Agropecuária

Sendo homenageado pelo sucesso que foi a Exposição Agropecuária e Industrial de Paracatu.

imagem de: Vasco Praça
história: Mais paracatuense
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Kinross Paracatu

Depoimento de Vasco Praça

Entrevistado por Márcia Ruiz e Fernanda Prado

Paracatu, 06/06/2017

Realização Museu da Pessoa

KRP_HV08_ Vasco Praça

Transcrito por Claudia Lucena

P/1 – Boa tarde, Seu Vasco.

R – Boa tarde.

P/1 – Eu gostaria de agradecer, em nome da Kinross e do Museu da Pessoa, a sua participação e por ter nos recebido aqui na sua casa e também por participar do projeto, muito obrigada.

R – Sempre às ordens.

P/1 – Eu queria, pra gente dar início à entrevista, que o senhor falasse o seu nome, local e data de nascimento.

R – Vasco Praça, nascido em Pirapora, vindo com seis meses pra Paracatu, né, portanto eu considero mais paracatuense do que piraporense, e depois fui morar em Brasília, né, voltando novamente pra Paracatu em 63.

P/1 – Qual foi a data do seu nascimento?

R – 04 de agosto de 1937.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R – Mário Monteiro da Fonseca Praça, ele é português, nascido em Barqueiros do Douro, província da Régua, Portugal, e minha mãe, Maria Luísa Carneiro Praça, nascida em Paracatu, na Praça Cristo Rei.

P/1 – O senhor sabe por que o seu pai veio pro Brasil e quando que ele veio?

R – Meu pai era filho de produtores de vinho, a região dele é Barqueiros do Douro, fabricava vinho do Porto e, com a ascensão de Salazar, que mandou em Portugal muito tempo, que era o primeiro ministro de Portugal, houve uma reforma agrária e eles viviam, moravam num sítio, e a família era muito grande, com essa divisão, ele preferiu vir pro Brasil. Veio pra cá com 14 anos de idade, junto com uma família de vizinhos lá, que mais tarde foram industriais famosos no Rio de Janeiro, fazendo aquele brim Triunfador, sabe? É um brim caqui que ficou famoso. Ele foi morar no Vasco da Gama e lá ele nadou e remou, né, e foi campeão dez vezes lá na Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois, então, dos 18, 19 anos, veio pra essa região vender mercadoria, como se fosse um mascate....

Continuar leitura

Título: Mais paracatuense

Data: 6 de junho de 2017

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Personagem: Vasco Praça
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios