Ismael nasceu em Uberlândia em 1951. Entrou jovem na CTBC, com apenas 17 anos, recomendado pelo irmão, que já trabalhava lá. Apesar de ser jovem e estar entrando em um cargo de aprendiz, foi recebido por Seu Luiz, vice diretor da empresa, o que valorizou muito. Lá, passou por diversos cargos, e conta aventuras de quando ia fazer manutenção em torres que ficavam em áreas de floresta, passando alguns apertos, como falta de água e de comida. Apesar dos pesares, sempre gostou muito da CTBC, completando 30 anos de empresa recentemente. Hoje, sente-se, apesar da idade, mais jovem do que quando entrou.

imagens (6)

Homem sério

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:

A última fotografia

data (ou período): Ano 1960 Imagem de:

Matando a saudade

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:

Noite feliz

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:

Assunto sério

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:

Na alegria e na tristeza

data (ou período): Ano 1986 Imagem de:

Homem sério

Ismael em retrato de estúdio, em uma época onde ele já trabalhava na Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) e viajava muito.

período: Ano 1979

A última fotografia

Arlinda e Orlinda (tia e mãe de Ismael, respectivamente), no último retrato que dona Orlinda tirou, pois veio a falecer no ano seguinte. Ismael, aos dez anos de idade, precisou morar por seis meses com seu irmão mais velho e depois foi com o pai e a irmã para Itumbiara. Foram tempos muito difíceis.

período: Ano 1960

Matando a saudade

Ismael comemorou o seu aniversário e o da irmã Carmelita junto com sua família em sua chácara, nas mansões do Aeroporto. Foi um dos raros momentos em que quase todos os nove irmãos se reuniram: só faltou Joelfonso, que mora em Fortaleza. Esq.-dir.: Hermes Mendonça, Antônio Fernandes, Helena Rodrigues Mendonça, Ismael Antonio Filho, Carmelina Mendonça, Teodorico Mendonça, Maria Carmelina e João Crescêncio.

período: Ano 1999

Noite feliz

Ismael, a esposa Marilda os filhos Regis e Guilherme durante a celebração de Natal realizada na casa de sua irmã, Carmelina. Foi uma data especial, pois a irmã sempre os convidava e, nesse ano, resolveram ir.

período: Ano 1999

Assunto sério

A primeira comunhão de Ismael foi realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Martins. Sua mãe, muito católica, estava sempre preocupada com a vida religiosa dos filhos. Ismael relembra também que, quando criança, era muito bravo e sério, como demonstra a fotografia.

período: Ano 1959

Na alegria e na tristeza

Ismael acompanhou sua noiva, Marilda, quando ela se formou no curso de Biologia. Estão no estacionamento do Campus Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia.

período: Ano 1986
tipo: Fotografia

Projeto CTBC Museu do Futuro Depoimento de Ismael Antônio Filho Entrevistado por Luiz Egypto de Cerqueira e Rosali Henriques Uberlândia, 14 de setembro de 2000 Realização Museu da Pessoa Entrevista CTBC_HV031 Transcrito por Ronaldo Ventura Souza Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães P/1 -...Continuar leitura

Título: Mais jovem do que nunca